Lote chegou nesta terça-feira (11) no aeroporto de Rio Branco com 3.510 doses para a primeira aplicação. Essa é, no total, a 20ª remessa de imunizante que o estado recebe desde que iniciou a vacinação em janeiro
O Acre recebeu um segundo lote da vacina Pfizer nesta terça-feira (11) no aeroporto de Rio Branco. Essa é a 20ª remessa de vacinas que o estado recebe para imunizar a população contra a Covid-19. O lote trouxe um total de 3.510 doses do imunizante.
O primeiro lote da Pfizer chegou ao Acre no último dia 3 com 1.170 do imunizantes. Além das doses da Pfizer, o 17º lote trouxe ainda 19.750 doses da Oxford/AstraZeneca, somando 20.920 doses de imunizantes entregues no dia.
Três dias depois, no dia 6 de maio, o estado acreano recebeu o 18º lote mais 13,3 mil doses da Oxford/AstraZeneca. A 19ª remessa chegou sábado (8) com 3,2 mil doses da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, somente para a aplicação da segunda dose.
Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), as doses do 20º lote são para a primeira aplicação. Todo o lote vai ficar em Rio Branco devido o processo de armazenamento.
As doses precisam estar em -20°C por 14 dias e entre 2 e 8°C por 5 dias, devendo ser utilizadas em um curto período de tempo. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo.
A capital acreana iniciou a imunização com a vacina na sexta (7).
20ª remessa trouxe mais de 3 mil doses da Pfizer para imunizar a população — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
20ª remessa trouxe mais de 3 mil doses da Pfizer para imunizar a população — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
Segunda dose:
CoronaVac
O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.
AstraZeneca
Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.
Pfizer
O ministério recomenda que a vacina seja administrada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.
Já a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um “intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose”.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 234.910 doses de vacinas e foram aplicadas 137.960 até essa segunda (10), data da última atualização, sendo 98.886 da primeira dose e 39.074 da segunda. Rio Branco aplicou 62.792 doses e Cruzeiro do Sul 13.977.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.