..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Profissionais de saúde de Cruzeiro do Sul começam a tomar dose de reforço contra a Covid-19

Reforço contra a Covid-19 é aplicado em sete UBS de Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (29). Equipe de imunização vai até as unidades de saúde vacinar equipes de plantão

Os profissionais de saúde de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, começaram a tomar a dose de reforço contra a Covid-19 nesta quarta-feira (29). A cidade é a primeira do estado acreano a aplicar a dose de reforço nesse público.

A vacina é disponibilizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município até às 18h. Uma equipe de imunização foi até o Hospital Regional do Juruá para vacinar os servidores que estão de plantão.

Na quinta (30), serão atendidos os plantonistas da maternidade e na sexta (1º) os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

O Ministério da Saúde anunciou no final de agosto que a dose seria oferecida no Brasil a partir de setembro. Conforme o governo federal, as vacinas usadas na dose de reforço devem ser preferencialmente Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e Janssen. No Acre, a saúde confirmou que está sendo aplicada a Pfizer no reforço.

Profissionais que tomara a segunda dose há pelo menos 6 meses podem comparecer a uma das unidades de saúde para tomar o reforço. Mais de mil profissionais devem ser vacinados.

Os servidores podem tomar a vacina nas seguintes UBS:

  • UBS 25 de agosto;
  • UBS Francisco Souza dos Santos;
  • UBS Adalberto Sena;
  • UBS Abel Pinho;
  • UBS Néstor Soares de Vasconcelos;
  • UBS Pastor João Brás;
  • UBS Geosete Coelho Mariano

“Somos a primeira cidade a vacinar [os profissionais de saúde]. Estamos ficando bons nisso. A procura está muito boa, foi uma equipe também vacinar o pessoal que está de plantão no Hospital do Juruá”, destacou a secretaria interina de Saúde, Valéria Lima.

Idosos e pessoas com baixa imunidade

No último dia 13, a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos, pessoas com baixa imunidade.

A aplicação da dose de reforço é para os idosos que tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses. Já no caso dos imunossuprimidos, podem tomar a dose de reforço aqueles que se imunizaram com a segunda dose há pelo 28 dias. O município recebeu pouco mais de 2 mil doses do imunizante, por isso vai ser aplicada inicialmente para o público com mais de 80 anos.

Segundo Valéria Lima, a procura pela dose de reforço tem sido baixa entre idosos. Ela acrescentou que mais de 200 idosos ainda não tomaram o reforço na cidade acreana.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) no dia 7 de setembro, em um mutirão que ocorreu na Biblioteca Pública Estadual.

Já a saúde de Rio Branco começou a aplicar o reforço apenas no dia 9 no Lar Vicentino e na Casa de Acolhida Souza Araújo.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 797.338 doses na população até esta terça (28), data da última atualização. Das doses, 521.701 pessoas tomaram a primeira dose, 263.215 a segunda e 12.053 a dose única.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.