A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Seme), lançou na manhã desta quarta-feira (8), o programa “Mais Saúde”, do governo federal. Este programa marca o início da reformulação do Programa Saúde na Escola (PSE) que é um esforço conjunto da prefeitura com as secretarias de Saúde e Educação para oferecer atendimento de saúde às crianças nas escolas. O “Dia D” representa o ponto de partida para esta nova fase do programa.
“Com o trabalho preventivo, principalmente na escola, nós vamos ter adolescentes e adultos com a saúde bucal bem mais em dia e com menos problemas graves na boca”, explicou o dentista Michel Matos.
O programa passará por mudanças significativas. Além das tradicionais palestras e atividades de prevenção, como aplicação de flúor e escovação, agora também incluirá atendimento direto às crianças. Isso significa que as crianças que necessitam de cuidados odontológicos serão atendidas nas próprias escolas. Os serviços oferecidos incluem aplicação de selante dentário, uma medida preventiva para evitar problemas futuros.
“É uma ação que começou na Escola Chico Mendes e está sendo realizada em mais de 20 escolas, o PSE, que é uma ação da saúde bucal. A gente vem alertar sobre a importância da escovação, e isso aí é uma coisa de grande importância para nossas crianças”, disse o diretor de Gestão da Seme, José Mendes.
Este novo modelo de atendimento será realizado em três ciclos ao longo do ano, proporcionando um acompanhamento regular e abrangente da saúde bucal das crianças. Com essas mudanças, o PSE visa aprimorar ainda mais o cuidado com a saúde das crianças, garantindo que elas recebam atenção adequada sem interromper suas atividades escolares.
“O Programa Saúde na Escola, de forma geral, é uma ação conjunta de grande importância que é o trabalho preventivo nas crianças. Se a gente não trabalhar o preventivo, a gente vai ter doença lá na frente”, falou o diretor da Escola Chico Mendes, Hélio da Silva.