Visando intensificar as ações voltadas à saúde do homem, com procedimentos de prevenção, a Prefeitura de Rio Branco realizou a abertura da campanha Novembro Azul.
Neste sábado (11), foram desenvolvidas ações nas Uraps São Francisco e Maria Barroso. A abertura da campanha contou com uma vasta programação, sempre visando o bem-estar, saúde e qualidade de vida, a Urap São Francisco ofertou um dia de atendimento aos homens.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, novembro é dedicado aos homens, com ações para prevenção do câncer de próstata e outras doenças, assim como orientações para que eles busquem serviços de saúde para receberem cuidados em todos os aspectos.
“O profissional de saúde pode orientar sobre testes rápidos, como sífilis, hepatite e HIV, orientar sobre hábitos saudáveis, alimentação e atividades físicas. A prefeitura irá realizar diversas ações educativas e de prevenção em todas as unidades de saúde do município”, disse.
A secretária informa ainda que foi montada uma estratégia para contemplar os homens que não conseguem ir até uma unidade nos dias de semana, abrindo aos sábados com horário estendido. Cada final de semana em uma região diferente da capital.
“Nós tivemos a preocupação em ofertar atendimento principalmente aqueles homens que não conseguem ir até uma unidade de saúde durante a semana, devido ao trabalho. Para isso, iremos ofertar atendimento especificamente para os homens nas unidades de saúde, que irão atender em cada sábado em regionais diferentes, com horário estendido das 7h às 19h, com objetivo de atender o público masculino” informou.
Novembro Azul
Câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
Diagnóstico do câncer de próstata
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Como se proteger do câncer de próstata
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.