A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Uninorte, assinou um acordo de cooperação para ofertar atendimento ambulatorial em várias áreas da saúde entre elas cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, pediatria geral e pré-natal de alto risco.
O prefeito de Rio Branco disse que a parceria visa complementar o Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção primária.
“É importante principalmente para a pediatria, ginecologia, pois estamos tendo problemas em contratar profissionais. A prefeitura abriu três concursos e praticamente não conseguiu contratar ginecologista e nenhum pediatria. Quando tivermos essas demandas nas nossas unidades de saúde elas serão encaminhadas para a Uninorte e às pessoas vão ser atendidas durante o dia e vai até às últimas horas. Isso é importante porque dá mais comodidade também para as famílias”, explicou.
Os atendimentos no Centro Clínico da Uninorte serão no período da manhã e noturno. Todos os pacientes serão regulados, ou seja, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento especializado.
“Quando as nossas unidades não conseguem atender, encaminharemos esses pacientes que sejam atendidos aqui nesse complexo maravilhoso que a Uninorte preparou. Foi uma decisão muito firme do nosso prefeito, junto com o reitor, o Rico, de firmar esse acordo. Como todos já falaram, esse acordo só vai beneficiar os munícipes de Rio Branco. São especialidades as quais nós temos ainda dificuldade para fazer a contratação dentro da Atenção Básica. Com esse suporte, nós temos certeza que a população será bem atendida”, disse a secretária Sheila Andrade.
“Nós vamos trabalhar quando tiver na sua plenitude em 35 médicos e com rodízio de aproximadamente 200 alunos rodando. A tarde e à noite. Como eu disse, o atendimento será até 21 horas, porque nós vamos fazer atendimento pediátrico mais no final da tarde, no começo da noite. Porque os pais que saem para trabalhar não têm como acompanhar o seu filho ou levá-lo ao pediatra. Aqui ele vai ter essa oportunidade. É um momento feliz. Agradeço a secretária Sheila e o prefeito Tião Bocalom, que se empenharam para que a gente pudesse dar agilidade para assinar esse convênio, para hoje estar aqui celebrando, inaugurando, para que a partir da semana que vem a gente comece esse atendimento”, concluiu o presidente do Conselho, Ricardo Leite.