..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Prefeitura de Rio Branco realiza busca ativa e dá orientações durante a semana de combate à tuberculose

Prefeitura de Rio Branco realiza busca ativa e dá orientações durante a semana de combate à tuberculose

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza durante toda a semana, ações de conscientização sobre a doença. Na manhã desta quarta-feira (22), uma equipe fez busca ativa e deu orientações sobre a tuberculose no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Into).

As atividades ocorrem em diversos locais com o objetivo de resgatar de forma precoce todos os sintomáticos suspeitos de tuberculose, tratar, e reduzir os índices e o preconceito contra a doença.

educacao saude 002

“A tuberculose é uma doença curável, causada por uma bactéria, transmitida de uma pessoa doente para uma pessoa saudável pelo espirro, tosse ou fala. É uma doença infectocontagiosa que temos que detectar de forma precoce”, explicou o técnico do Programa de Controle em Tuberculose, Francisco Costa.

Ainda segundo Francisco, essa doença acomete 8,8 milhões por ano, e um 1,6 milhões morrem. Em Rio Branco, existe uma média de 400 novos casos, e aproximadamente 10 mortes por ano.

educacao saude 003

“A primeira suspeita de alguém que possa estar com tuberculose é uma tosse persistente, sem expectoração, que tem uma duração maior que duas semanas; se você está tomando um xaropinho, antibiótico ou outro que não é o especifico da tuberculose, essa tosse vai cessar durante o efeito da medicação, mas depois do efeito volta tudo de novo, então isso é um forte sinal de que pode ser tuberculose, ou outras doenças pneumáticas, temos a pneumonia, a covid e outras”, ressaltou o técnico.

educacao saude 004

Francisco explica também que se a tuberculose não for tratada com a medicação específica a tosse não cessa, e a pessoa vai se sentir fragilizada, perder peso, passa a ter suor noturno, exaustão física com pouco esforço, falta de apetite, e febre ao entardecer, estes são sintomas do agravamento da doença. A busca ativa orienta a todos que o município possui toda a estrutura técnica e operacional para iniciar a investigação e encerrar um tratamento da doença.

“Hoje o município está preparado com todo o serviço especializado em saúde como laboratório e fornecimento de toda medicação para um paciente começar um tratamento de tuberculose”, concluiu.

educacao saude 005