..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Prefeitura de Rio Branco realiza abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde

Prefeitura de Rio Branco realiza abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde

Na manhã desta quinta-feira (25), a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece no Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Xavier Maia, com início às 7h30 e programação prevista para todo o dia.

A conferência reúne representantes da gestão municipal, instituições de saúde, trabalhadores da área, conselheiros e líderes comunitários. O encontro é marcado por momentos de aprendizado, troca de experiências e debates que contribuem para a formulação de propostas e o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

Durante a abertura, foi ressaltada a importância do diálogo democrático e participativo para a construção de uma saúde mais eficiente, inclusiva e acessível à população.

A Conferência Municipal de Saúde é uma etapa fundamental para consolidar as diretrizes que irão nortear o Plano Municipal de Saúde, além de preparar o município para os debates das etapas estadual e nacional.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que a Conferência é um espaço estratégico para a gestão municipal. “A Conferência Municipal de Saúde é um momento fundamental de diálogo e construção coletiva. É aqui que conseguimos ouvir a comunidade, os profissionais e as instituições, fortalecendo as políticas públicas e alinhando ações que garantam uma saúde mais eficiente, inclusiva e de qualidade para todos em Rio Branco.”

conferencia municipal saude 002

Mesmo não podendo estar presente devido a agendas externas, o prefeito Tião Bocalom enviou sua mensagem, reforçando a importância do evento. “Mesmo não podendo estar presente hoje, faço questão de destacar a importância desta Conferência para a saúde do nosso município. É um espaço democrático, onde a população tem voz e participa ativamente da construção de propostas que vão orientar as ações da gestão. Nosso compromisso é trabalhar para que essas ideias se transformem em políticas concretas, levando mais qualidade de vida para os rio-branquenses.”

Abrindo o evento como representante do poder executivo, a diretora de Políticas em Saúde, Jocelene Soares, também enfatizou o caráter participativo do encontro. “A Conferência é um espaço democrático e participativo. Aqui, gestores, profissionais de saúde e a comunidade se unem para discutir ideias e construir propostas que vão fortalecer ainda mais o SUS em Rio Branco. Este é o momento de pensar juntos soluções claras e concretas.”

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Ribeiro, chamou atenção para a contribuição coletiva proporcionada pelo evento. “Esta conferência é um espaço fundamental para o fortalecimento do SUS em Rio Branco. Aqui, conseguimos reunir lideranças comunitárias, profissionais de saúde, gestores e instituições em um mesmo ambiente de diálogo. É um momento de troca de experiências, de aprendizado coletivo e de construção de propostas que vão ajudar a melhorar a qualidade da saúde no nosso município.”