A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta sexta-feira (14) uma ação voltada à conscientização sobre a lúpus e fibromialgia. O evento aconteceu na Policlínica Barral y Barral e contou com a presença da representantes da Semsa e a ex-vereadora e defensora da causa, Lene Petecão.
Para ela, o evento busca promover qualidade de vida para os portadores dessas doenças. A ex-vereadora parabenizou o prefeito Tião Bocalom e a Semsa, ressaltando que aplicou diversas emendas e recursos para a causa e se disse feliz em ver ações desse tipo já no início do ano.
O evento também contou com a entrega de carteiras para pacientes fibromiálgicos, além de serviços de saúde como testes rápidos, aferição de glicemia e pressão arterial, além das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
A coordenadora da unidade, Williane Gomes, destacou a importância do mês Fevereiro Roxo e afirmou que a ação foi um sucesso, visando oferecer um atendimento melhor para os pacientes. Ela agradeceu ao prefeito Tião Bocalom e ao secretário Rennan Biths pelo apoio na realização do evento.
A presidente da associação, Lene Queiroz, agradeceu a gestão pela ação e parabenizou o prefeito Tião Bocalom, o secretário de Saúde e toda a equipe da Semsa. Segundo ela, o município de Rio Branco tem avançado muito em políticas públicas, destacando que muitos municípios não possuem essas ações que são realizadas na cidade.
“Isso é um grande avanço para nós, pacientes, porque ajuda a aumentar a visibilidade. Essa campanha é de conscientização para lúpus e fibromialgia, e se não há cura, que haja conforto. Convido também os pacientes fibromiálgicos e com lúpus para fazerem o cadastro nas unidades de saúde, para receberem a carteirinha de filas preferenciais”, afirmou.
A próxima ação da campanha será realizada no dia 28 de fevereiro, na USF São Francisco.