..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Pioneira no Acre, Hemocardio realiza primeiro procedimento de ablação cardíaca do estado

Pioneira no Acre, Hemocardio realiza primeiro procedimento de ablação cardíaca do estado

Neste sábado (28), a saúde cardiológica do Acre deu um passo pra ficar marcado na história: a realização do primeiro estudo eletrofisiológico com ablação do estado. A paciente que recebeu a intervenção, uma mulher de 31 anos de idade, foi atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o procedimento foi realizado pela Hemocardio, primeira clínica do estado especializada em cardiologia intervencionista de alta complexidade.

A ablação é um tratamento indicado para casos graves de arritmia cardíaca, que podem levar à morte súbita. Explicando de forma simples, o procedimento utiliza cateteres para acessar o coração e eliminar os focos que causam os batimentos irregulares, devolvendo ritmo normal ao órgão. É um procedimento de alta complexidade, que até então não era realizado no Acre.

Fundada há quase 15 anos, a Hemocardio - e o serviço de cirurgia cardíaca -, é formada por médicos cardiologistas e cirurgiões acreanos, como Rejane Holanda Velloso, Janaína Longuini, Márcio Messias, Rogério Holanda, e Halyna Melo. A clínica já realiza procedimentos como cateterismo, angioplastia, arteriografia, neurocirurgia e vascular e, agora, amplia sua atuação com o serviço de eletrofisiologia.

saude cardiologica 002

“É um momento muito importante para a saúde do nosso estado. Pela primeira vez, pacientes do SUS com risco grave de morte por arritmia terão acesso a um tratamento moderno, feito aqui mesmo no Acre, em parceria com Dr. Pablo Brasil, de Rondônia. Isso é um avanço que nos enche de orgulho”, afirmou a cardiologista Dra. Rejane Holanda Velloso, uma das fundadoras da Hemocardio. A médica também agradeceu o apoio da equipe da Hemocardio e dos parceiros de Rondônia, que contribuíram com a realização do procedimento.

O médico Márcio Messias, um dos sócios da Hemocardio, ressaltou que o serviço vem suprindo uma demanda antiga do estado. “Esse é um sonho que virou realidade. Um projeto que nasceu da necessidade e do compromisso em oferecer tratamento cardíaco avançado aqui mesmo, no Acre”, disse.

Presente no procedimento, o deputado federal Eduardo Velloso, que é médico oftalmologista, parabenizou a equipe e destacou a importância de fortalecer a rede de saúde especializada no estado. “Como deputado federal da Saúde, estou muito orgulhoso. O Acre está dando mais um passo importante na cardiologia intervencionista. Esse tipo de procedimento salva vidas e precisa estar disponível para a população do nosso estado”, afirmou Velloso, que reforçou seu compromisso com a interiorização dos serviços de saúde. Segundo ele, a meta é expandir esse tipo de atendimento para outras regiões do Acre, como o Alto Acre, com serviço de cardiologia em Brasileia ou Epitaciolândia.

Velloso ainda agradeceu o apoio do secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, Subsecretaria Ana Cristina e do governador Gladson Cameli, pelo incentivo à interiorização da cardiologia no estado. “Parabéns à equipe da Hemocardio pelos quase 15 anos de dedicação, salvando vidas no nosso Acre. Seguimos juntos por uma saúde mais próxima e eficiente para todos os acreanos”, finalizou o deputado.

A Hemocardio se consolida, assim, como referência no Norte do país no tratamento de doenças do coração, sendo a primeira clínica no Acre a oferecer esse tipo de procedimento à população e dá agora mais um passo na valorização da medicina feita por profissionais acreanos, com excelência e compromisso com a vida.