..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Pela primeira vez, Saúde Itinerante Especializado leva atendimento aos 22 municípios do Acre

Pela primeira vez, Saúde Itinerante Especializado leva atendimento aos 22 municípios do Acre

Passados 20 anos desde sua criação, o programa Saúde Itinerante Especializado conseguiu em 2022, pela primeira vez, levar suas ações a todos os municípios do Acre. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), encerrou as atividades do mutirão nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22, nas unidades básicas de saúde Raimunda Porfirio e Maria Iza Viana, no Bujari.

saude 001 webEm 20 anos de existência é a primeira vez que o programa percorre os 22 municípios do Acre, em um mesmo ano. Foto: Odair Leal/ Secom

Em parceria com a prefeitura do município, foram realizados mais de 1.300 atendimentos. Entre os serviços oferecidos, consultas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia, gastroenterologia e infectologia, além de procedimentos como ultrassonografias, endoscopia, elastografia hepática, PCCU (papanicolau), raio-x facial e atendimento em saúde bucal.

saude 002 webMaria Celina foi em busca de atendimento odontológico e rapidamente recebeu o tratamento. Foto: Odair Leal/Secom

A paciente Maria Celina Pires, de 67 anos, foi em busca de atendimento odontológico por indicação da filha e agradeceu pela rapidez no acolhimento. “Era muita dor que eu estava sentido. O doutor me atendeu, passou o remédio, me deu alguns conselhos e acho que vou melhorar”, disse.

Saúde Itinerante Especializado em 2022

Com mais de oito mil pessoas beneficiadas e 30 mil atendimentos realizados em 2022, as ações do Saúde Itinerante Especializado contribuíram para a redução da demanda reprimida do Sistema único de Saúde (SUS), em todo o Acre.

saude 003 webA secretária de Saúde, Paula Mariano, acompanhou os atendimentos do último Saúde Itinerante Especializado do ano. Ao seu lado o médico do município Antônio Lisboa. Foto: Odair Leal/ Secom

“Pela primeira vez conseguimos completar os 22 municípios acreanos. Este ano tivemos ainda a odontologia especializada, com cerca de 1.400 procedimentos. O plano para a próxima gestão é fortalecer o programa e voltar mais vezes ao ano nos municípios, com atendimentos em saúde especializada”, afirmou a secretaria de Saúde, Paula Mariano.

Segundo a coordenadora do projeto, Rosemary Ruiz, “Sempre foi uma preocupação do governo e da secretária que esses atendimentos fossem realizados no local de residência dos pacientes. O objetivo agora é aprimorar os serviços para 2023”.