Atendimento será das 7h às 16h a partir de sábado (20). Uraps Roney meireles, no bairro Adalberto Sena, e Cláudia Vitorino, na entrada do bairro Taquari, já atendem em horário estendido
Além das Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap) Roney meireles, no bairro Adalberto Sena, e Cláudia Vitorino, na entrada do bairro Taquari, em Rio Branco, a população da capital também vai poder se consultar na Urap Rozângela Pimentel aos sábados.
A unidade de saúde, que fica no bairro Calafate, passa a reforçar a assistência aos moradores com de dengue, Zika, Chikungunya e crises respiratórias. O atendimento será das 7h às 16h a partir de sábado (20).
A medida adotada pela Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) é por causa da grande quantidade de casos das chamadas arboviroses, principalmente a dengue, registrada na capital desde o final do ano passado.
Segundo o governo do estado houve um crescimento de 106% no número de casos entre janeiro e dezembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Por conta desse aumento, no último dia 5, o governo decretou situação de emergência no Acre.
Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), já foram notificados 1.880 casos de dengue entre o dia 1º e esta terça-feira (16) no Acre. Deste total, 844 foram de casos notificados apenas em Rio Branco.
“Pelos dados epidemiológicos informados pela vigilância, estamos em um surto, não se configura uma epidemia, mas um surto das arboviroses. A população procura essas unidades de referência para ter o atendimento. Não existe agendamento, é por livre demanda”, explicou Tiago Cruz, da assistência à saúde.
O servidor destacou que o atendimento estendido nessas unidades de saúde vai permanecer até que os casos de notificações diminuia. “Para pulverizar o atendimento, a Urap Rosângela Pimentel será nossa referência também enquanto durar essa procura da população”, finalizou.
PS e Fundhacre sem leitos de UTI disponíveis
O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) estão com todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados nessa terça-feira (16).
Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). As vagas de UTI também estão quase acabando no Hospital Santa Juliana e Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Veja abaixo como está a ocupação de leitos de UTI nas unidade do estado:
- Huerb - todos os leitos de UTI ocupados
- Fundhacre - todos os leitos de UTI ocupados
- Hospital Regional do Juruá - Dos 10 leitos disponíveis, 8 estão ocupados
- Hospital Santa Juliana - Dos 20 leitos disponíveis, 17 estão ocupados