Um pequeno gesto de carinho que vai ficar guardado na memória. Lenços arrecadados na campanha “De Cabeça Erguida”, iniciativa da secretaria de Estado da Mulher (Semulher), foram entregues nesta quarta-feira, 31, para mais de 200 mulheres que fazem tratamento contra o câncer na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no Hospital de Câncer do Acre.
Paciente em tratamento contra o câncer recebe o lenço das mãos da vice-governadora Mailza Assis. Foto: José Caminha/Secom
Momento que levou carinho, amor, conforto, acolhimento e esperança, contribuindo para elevar a autoestima da mulher durante essa fase difícil. O acessório é usado por mulheres que, por conta da quimioterapia e radioterapia, perdem todo o cabelo.
Ângela Maria, de 50 anos, descobriu um câncer de mama em 2013, e em 2014 fez mastectomia, cirurgia de retirada da mama. Foi curada, mas continua fazendo exames de seis em seis meses. Recentemente, descobriu um nódulo no pulmão e está em acompanhamento. “Muito bom essa iniciativa de doar os lenços e toucas. Muitas vezes a gente não tem condições ou não sabe comprar. O tratamento deixa a gente muito vulnerável. Perdi os cabelos cílios, sobrancelhas. Quando a gente se vê com um lenço, nossa autoestima melhora. Gostei da doação, vou usar o meu bastante’ disse.
Ângela está em acompanhamento e disse que a iniciativa resgata a autoestima das mulheres. Foto: José Caminha/Secom
A vice-governadora Mailza Assis acompanhou a entrega, visitou o setor de quimioterapia adulto e infantil e agradeceu o envolvimento das secretarias na doação dos lenços e participação de voluntários. “Nós do governo estamos empenhados, trabalhando firmes para melhorar as condições do hospital e da Saúde como um todo. Uma das nossas maiores preocupações é que as pessoas tenham acolhimento, sejam bem tratadas nesse momento delicado que passam. Acompanhei os leitos, ouvi as demandas. A farmácia está abastecida. O atendimento imediato dos pacientes está regularizado. E nossa meta é melhorar ainda mais, dar esse acolhimento, e devolver mais saúde ás pessoas”, destacou.
Mulheres com câncer receberam os lenços arrecadados na campanha “De Cabeça Erguida”. Foto: José Caminha/Secom
Mailza Assis relembrou os investimentos do governo do Acre na Saúde, como a contratação de 458 profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). São médicos, enfermeiros, dentistas e outros técnicos. O chamamento desses profissionais mostra o compromisso do governo em reforçar o quadro da Saúde do Estado, visando melhorias dos serviços prestados à população.
No Unacon, o governo reativou serviços que estavam há anos parados, ampliou o espaço do hospital e está reformando a ala infantil. Além disso, foram adquiridos equipamentos de ponta para melhorar a qualidade do serviço.
“Ainda no Outubro Rosa, iniciamos a campanha em parceria com o gabinete da vice-governadora. Contamos com a solidariedade dos servidores do nosso estado que fizeram esse gesto tão bonito de doar às mulheres que fazem tratamento de radioterapia e quimioterapia. É uma forma também do nosso governo de demonstrar a preocupação nesse gesto de carinho. Tivemos essa preocupação e hoje viemos trazer mais que o lenço, mas uma palavra amiga e de apoio”, disse a titular da Semulher, Márdia El Shawwa.
Márdhia El-Shawwa falou que a campanha “De Cabeça Erguida” foi pensada com o intuito de aumentar a autoestima das mulheres portadoras de câncer de mama. Foto: José Caminha/Secom
A campanha de arrecadação da Semulher, pensada com o intuito de aumentar a autoestima das mulheres portadoras de câncer de mama, teve início em outubro em alusão ao Outubro Rosa e foi encerrada em dezembro de 2023. Envolveu secretarias de estado, presidências e autarquias do governo do Acre.
A gerente-geral do Unacon, Kelci Araújo, informou que, atualmente, mais de cinco mil pessoas de todo o estado fazem tratamento na unidade. “A gente que acompanha o dia a dia das mulheres, vemos o quanto é doloroso. A procura na gerência por lenços é grande. Agradecemos por essa ação importante, estamos abertos para receber perucas, cabelos, lenços. Isso tudo se soma na melhoria no tratamento da paciente”, enfatizou.
Gerente-geral do Unacon, Kelci Araújo, vice-governadora Mailza Assis, e a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa. Foto: José Caminha/Secom
Kelci informou ainda que está no aguardo de uma licença da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem), do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações para a braquiterapia, um tipo de radioterapia interna, usado no tratamento de câncer de colo de útero que atua apenas uma parte específica do corpo, voltar a funcionar. “A gente fecha os protocolos todo aqui no estado e a paciente não precisa viajar para fora”, disse.
Técnicos da Cnem estiveram no estado este mês e fizeram a inspeção. A direção está no aguardo do parecer, que dura em torno de trinta dias, para autorização do funcionamento.
Sobre o Unacon
O Unacon faz parte do complexo de serviço e atividades da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) desde 2007, atendendo o Acre, além de ter usuários dos estados vizinhos Rondônia, Amazonas e Roraima, e até mesmo da Bolívia e Peru. Oferece tratamento de quimioterapia adulto e infantil, cirurgias oncológicas e radioterapia. Possui 20 leitos de internação adultos e funciona todos os dias da semana, inclusive com emergência oncológica 24 horas por dia.