Ação faz parte do projeto ‘Feijó Sorrindo’, organizado por pesquisadora da USP e gestor de projetos sustentáveis
Mais de 100 estudantes do ensino fundamental receberam kits com pasta e escova de dente em escolas de Feijó, no interior do Acre. A ação faz parte do projeto ‘Feijó Sorrindo’ que leva palestras sobre saúde bucal para escolas rurais no interior do Acre.
“É muito importante trazer informação aos nossos alunos, pois a escola abrange uma comunidade que tem dificuldade nesse tipo de conteúdo, então, só temos a agradecer em receber mais conhecimento sobre a saúde bucal”, disse, em nota, Liberdade Ferreira coordenadora administrativa da Escola Pedro Motta Leitão.
A unidade foi, junto com a escola Eugênia Moraes da Silveira, um das primeiras a receber a ação que é encabeçada pela pela dentista e pesquisadora da USP Thais Oliveira Fontanetti, e pelo advogado e gestor de projetos sustentáveis, André Fontanetti.
Os dois, que já fizeram ações odontológicas em comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, tem como objetivo conscientizar as crianças do interior do Acre sobre a importância da saúde bucal.
Nas palestras, as crianças aprendem sobre prevenção de cáries e manutenção da saúde bucal.
“Já participei de expedições com indígenas na Amazônia, em áreas remotas, mas nunca senti uma energia tão boa quanto a dessas crianças no município de Feijó”, afirmou, em nota, a dentista Thais Fontanetti.
Já André Fontanetti explica que o objetivo também é melhorar o bem-estar e a saúde da população, especialmente crianças, mulheres e idosos. “Estamos começando a conhecer a realidade de cada comunidade para poder atender essa demanda e servir um número máximo de pessoas”, enfatizou em nota.
O programa, que tem apoio da Secretaria de Saúde de Feijó deve ser levado para outras escolas rurais do município.