Número de exames que esperam ser retirados pelas mulheres é desde 2019 e alguns, segundo a gerência, apresentaram alteração e precisam de avaliação médica
Dos mais de 12,7 mil exames de mamografia feitos desde 2019 no Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) em Rio Branco, 1.587 resultados ainda aguardam serem retirados pelas mulheres. O número foi repassado ao g1 nesta segunda-feira (31) pela gerência da unidade, que alertou para importância do exame na prevenção do câncer de mama.
Em alguns casos, os exames apresentam alteração e precisam de avaliação médica, mas segundo a gerente da unidade, Carina Hechenberger, o contato deixado pelas pacientes, muitas vezes não é válido.
Veja quantidade de resultados a espera de retirada no Cecon:
- 2019 – 780
- 2020 – 314
- 2021 – 209
- 2022 – 284
“Com o último apelo que fizemos, muitos foram retirados e a equipe conseguiu fazer um levantamento e entregar exames antigos a pacientes que estavam fazendo exames este ano. Um fato interessante é que a paciente entenda que um exame antigo não serve como base para diagnóstico, mas serve como histórico. Por não ter essa informação, quando passa um tempo significativo, elas não retornam para fazer a retirada achando que o exame não serve mais”, explicou a gerente.
A mamografia é recomendada pelo Ministério da Saúde como exame para o rastreamento de lesões pré-cancerígenas, as precursoras do câncer de mama, que segundo a gerente é o câncer que mais acomete mulheres no Brasil e, se identificado precocemente, apresenta alta taxa de cura.
Após o exame, caso seja identificada alguma alteração, a paciente precisa ser avaliada por médico especialista em mastologia. Por isso, a gerente ressalta a importância dessa retirada dos resultados, uma vez que a demora na detecção de lesões pode agravar a situação e comprometer o tratamento.
“Nossa unidade oferece um prazo de 30 dias para a retirada do exame, lembrando que em casos especiais, como urgência, toda equipe é mobilizada para que esse resultado seja agilizado. Nenhuma paciente fica sem ampara médico especializado caso o resultado do exame dê algum tipo de alteração, ou apresente um resultado inconcluso, ou seja, essa paciente passa a ser acompanhada pela unidade e todos os protocolos essenciais contribuindo para seu tratamento e cura são providenciados”, disse.
No Cecon são feitos cerca de 30 exames diariamente, agendados por meio das unidades básicas de saúde, com solicitação do profissional de saúde para todas as mulheres a partir dos 40 anos.
Conforme balanço, em 2019 foram feitas 6.080 mamografias, em 2020 foram 2.046 e em 2021 foram 2.769 exames. Este ano, até outubro, foram realizados 1.854 mamografias na unidade.
Com a campanha do Outubro Rosa, o número de exames feitos no Cecon saltou de 190 em setembro para 275 até esse domingo (30).
O Cecon funciona de segunda a sexta-feira e a mulher pode fazer a retirada do resultado da mamografia no horário de 8h às 16h, apresentando o documento de identificação e o número do protocolo entregue no dia em que realizou o exame.