Ação ocorre neste sábado (25) e pretende vacinar cerca de 70 pessoas entre idosos e profissionais que trabalham na instituição
O Acre vai iniciar a campanha de vacinação contra a Covid com a vacina bivalente da Pfizer neste sábado (25) e os idosos que vivem no Lar Vicentino em Rio Branco vão ser os primeiros a receberem o imunizante, que protege contra a cepa original e todas as variantes do coronavírus.
Além da vacinação contra a Covid-19, o público também vai receber vacina contra a influenza. Ao todo, vão ser atendidas 70 pessoas entre idosos e profissionais que trabalham na instituição.
O PNI tinha adiado o início da imunização com doses bivalentes em idosos por falta de nota técnica do Ministério da Saúde. O início da campanha estava previsto para o último dia 13 de fevereiro, mas as equipes aguardavam o envio das informações para começar a atender o público-alvo.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Acre, Renata Quiles, informou que a campanha começa com a aplicação das doses bivalentes em pessoas dos grupos de risco, que incluem idosos, gestantes e imunossuprimidos.
“Vamos fazer o lançamento simbólico da campanha nesse sábado [25]. Combinamos no Lar Vicentino que é um dos públicos a serem vacinados com a bivalente e já está com mais de quatro meses da última dose. No estado do Acre vamos trabalhar com todos os grupos prioritários, porque temos vacina suficiente para isso e já temos um novo abastecimento para semana que vem. Vamos seguir com algumas ações no estado no próximo mês, faremos vacinação em domicílio para população com deficiência permanente, temos também ação prevista no Educandário”, disse Renata.
Para ser vacinado com o imunizante bivalente da Pfizer, é necessário ter concluído, há, pelo menos, quatro meses ou 120 dias, o esquema vacinal primário, que compreende duas doses do imunizante monovalente, conforme o PNI, órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Até esta sexta-feira (24), o Acre recebeu 67 mil doses de imunizantes do governo federal.
Apesar da autorização da Anvisa para uso dos reforços bivalentes em todas as pessoas acima de 12 anos, o Ministério da Saúde decidiu reduzir o público-alvo dos imunizantes apenas para os grupos prioritários, que incluem idosos com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, imunocomprometidos, pessoas com deficiência, pacientes vivendo em instituições de longa permanência, povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, e profissionais da saúde.
A partir de segunda-feira (27), a vacina bivalente vai estar disponível nos postos de saúde do estado. Mas, para receber o imunizante é preciso cumprir alguns requisitos. Entre eles:
- Grupo prioritário: pessoas acima de 60 anos, gestante, puérpera (42 dias pós parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, ribeirinhos, indígenas, imunossuprimidos.
- Mesmo sendo do grupo prioritário é obrigatório ter 1ª e 2ª dose da vacina monovalente.
- Mesmo sendo grupo prioritário é obrigatório intervalo de 4 meses da última dose.
- Se for grupo prioritário e já tiver D1 + D2 + Ref1 + Ref2, se já faz 4 meses vai tomar o Reforço 2023.