Em um ano desafiador com a iminente retomada de transplantes de rim na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), o complexo hospitalar ganhou mais um reforço, com a aquisição de quase R$ 500 mil em instrumentais cirúrgicos.
Os instrumentais foram entregues na última semana e já estão sendo usados. Dessa forma, as cirurgias realizadas na Fundhacre devem ser ampliadas para atender mais cidadãos, acelerando a fila de espera para diversos procedimentos.
A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, reforça a importância da aquisição. “A Fundhacre estava aguardando esse material há cerca de dois anos e, graças à nossa equipe, foi possível resolver a questão na última semana. São 2.895 instrumentais cirúrgicos que vão reforçar as cirurgias que já são realizadas na Fundhacre. Essas ferramentas são importantíssimas para a execução do trabalho dos profissionais de saúde, então essa aquisição nos traz muita alegria, pois quem ganha com o fortalecimento do trabalho é o cidadão que precisa”, frisa.
A Fundhacre é o maior complexo hospitalar do Acre e concentra as cirurgias de média e alta complexidade. Na unidade também são realizados transplantes de córneas e fígado, que vêm transformando as vidas de inúmeras pessoas. Com os novos equipamentos, a perspectiva é de que os atendimentos sejam expandidos para mais pessoas que necessitam, não apenas do Acre, mas de estados vizinhos.