Nome da campanha foi escolhido em alusão ao Carnaval. A campanha do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul foi lançada nessa terça-feira (16) e busca aumentar o número de doação de sangue para o município
Promovido pelo Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, a campanha de doação de sangue ‘Bloquinho do Hemolino’, iniciou nessa terça-feira (16) e busca sensibilizar a população e adquirir novos doadores de sangue para o abastecimento do estoque para o carnaval. O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul abastece ainda as cidades de Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
“A maioria do estoque é das tipagens negativas e está muito baixo o A-, o B- e O-. Então, as tipagens negativas que estão mais baixas no estoque, principalmente o O- que é universal e doa para todos e, por isso, é tão importante o O- estar acima”, explicou a coordenadora de captação do Hemonúcleo, Luciana Moura.
Para doar sangue é preciso estar saudável, pesar mais de 50 quilos, tenha dormido no mínimo 6 horas antes da doação, que tenha se alimentado bem sem alimentos gordurosos, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. Para doar, procure o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h30.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.
“A doação de sangue é um ato de empatia com o próximo, apesar de não sabermos quem irá receber, é algo extremamente gratificante, pois na maioria das vezes é alguém que esteja em extrema necessidade”, disse Isabelle Araújo, doadora de sangue há sete anos.