Em meio a onda de calor extremo no país, é impossível dormir sem ventilador. Mas, afinal, o aparelho pode causar dor de garganta?
Após dormir uma noite inteira com o ventilador ligado, é provável que você já tenha sentido ressecamento do nariz, irritação nos olhos e garganta, ou até mesmo mal-estar. Isso ocorre porque o ventilador dissipa partículas como poeira, mofo e ácaros no ar.
Essas partículas, quando entram em contato com o nariz, olhos e garganta, podem provocar alergias e desencadear irritação nesses locais.
Além disso, o ventilador provoca o resfriamento do ar, que por sua vez também tem sua parcela de culpa. Em temperaturas mais baixas ocorre uma redução da umidade do ar, provocando secura das mucosas e, consequentemente, maior propensão a contaminações.
Em indivíduos com rinite alérgica, sinusite, asma ou com alergias de pele, os sintomas podem ser mais comuns. Nesses casos, para minimizar os danos, a saída é compensar o uso do ventilador com um umidificador. O aparelho pode ajudar a regular a umidade e evitar o ressecamento excessivo do ambiente.