Hemonúcleo pretende começar a coleta nos próximos dias. Segundo Saúde, Cruzeiro do Sul tem 1.673 casos confirmados de Covid-19
O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul deve iniciar, nos próximos dias, a coleta do plasma de pessoas que já tiveram a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e produziram anticorpos.
Por enquanto, se trata de uma alternativa ainda em fase de testes, mas a expectativa é que a iniciativa possa salvar vidas. As doações vão servir como um tratamento experimental em pacientes que estiverem internados por conta da Covid-19.
A gerente geral do Hemonúcleo na cidade, Diani Carvalho disse que estão em fase de conclusão de procedimentos administrativos para dar início às coletas. Segundo ela, a previsão é para começar o trabalho na próxima semana.
“Na verdade, o plasma convalescente é um experimento ainda. E, em todos os locais do país que ele está sendo aplicado é de forma experimental, porque não tem nada cientificamente comprovado ainda da eficácia. Mas, basicamente o plasma contém os anticorpos das pessoas que já tiveram Covid, estão curadas e eles podem funcionar como uma espécie de vacina para alguns pacientes graves. Não é um protocolo para todos os pacientes e tudo tem que ser avaliado pelo médico”, explicou a gerente.
Com pouco mais de 88 mil habitantes, Cruzeiro do Sul é a segunda maior cidade do Acre e também registra o segundo maior número de casos de Covid-19 do estado. Conforme o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgado nesta sexta-feira (12), o município tem 1.673 casos da doença.
A cidade registrou ainda 22 das 254 mortes por Covid-19 do estado. O maior número de óbitos é de moradores da capital acreana, Rio Branco, com 185 casos.
Já no ranking da taxa de contaminação, Cruzeiro do Sul aparece em 1º lugar, com incidência de 189,30 casos para cada 10 mil habitantes. Em seguida vem Rio Branco com taxa de 123,56 para cada 10 mil habitantes.
Coleta de plasma
Em Rio Branco, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), já iniciou o chamamento de pessoas que tiveram Covid-19 e estão há, pelo menos, 30 dias sem sintomas, ou seja, são consideradas curadas da Covid-19 para serem doadoras de plasma.
A Secretaria estadual de Saúde (Sesacre) informou que há duas semanas e o tratamento com plasma é feito a critério do médico, que avalia o caso de cada paciente internado.
As doações estão sendo feitas por meio de agendamento e o doador pode ligar no número (68) 3248-1380 para agendar.
Para doar plasma
Para ser doador de plasma, a preferência é que sejam do sexo masculino, mas, mulheres que não tenham histórico de gravidez também podem doar; ter diagnóstico confirmado para Covid-19; não ter manifestado a doença em estágio grave e estar sem sintomas da doença há 30 dias.
Além disso, o doador tem que seguir os mesmos requisitos de um doador de sangue e estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, no caso de menores de 18 anos precisam estar acompanhados por responsável, pesar no mínimo 50 Kg, estar descansado e bem alimentado no dia da doação e levar documento oficial com foto.