Para evitar frustrações, personal trainer lista erros comuns que dificultam os planos de emagrecimento
O processo de emagrecimento pode ser frustrante, pois os resultados demoram a aparecer. Uma mudança no estilo de vida demanda atenção contínua para evitar deslizes ou práticas que sabotam a perda de peso.
Durante uma jornada de emagrecimento, é necessário informação, resistência e auto-observação. É importante reconhecer os erros que comprometem os resultados desejados e realinhar os hábitos para colocar o plano de volta nos trilhos.
Confira cinco erros que podem estar atrapalhando o seu processo de emagrecimento:
1. Eliminar carboidratos
Segundo o personal trainer Leandro Twin, da Growth Supplements, uma das consequências do corte drástico de carboidratos é a redução da disposição para desempenhar as atividades físicas na frequência necessária. Furar os treinos é um problema, pois os exercícios são fundamentais para queimar gordura e aumentar a massa magra.
“Uma das formas mais rápidas de atingir o déficit calórico é por meio das atividades físicas, mas você vai precisar de energia para desempenhá-las. O consumo de carboidratos fornece disposição para o treino. Logo, não faz sentido retirar esse tipo de alimento por completo do cardápio”, afirma Twin.
2. Apostar apenas no aeróbico
O personal explica que outro erro capital é apostar apenas nos exercícios aeróbicos e remover os treinos de hipertrofia, que são essenciais para o emagrecimento. Quanto maior a massa muscular, maior é o gasto energético, mesmo com o corpo em repouso. Portanto, estimular os músculos é uma forma eficiente de emagrecer.
3. Cometer exageros
“Não tem problema comer algo fora da dieta de vez em quando. Entretanto, é preciso ter atenção para não ficar repetindo exageros. Uma forma de evitar o erro é usar aplicativos que contam calorias — depois que você estiver no peso ideal, pode ter uma alimentação um pouco mais flexível e ainda continuar saudável”, aponta o personal.
4. Restringir a dieta
Para Twin, não se deve abrir mão de uma refeição livre pelo menos uma vez por semana. Comer sem obedecer a dieta de vez em quando faz bem para o psicológico e para o emocional, pois o cérebro entende aquilo como recompensa. Contudo, não significa que é permitido comer ultraprocessados.]
5. Seguir apenas uma dieta
“É comum que qualquer dieta pare de funcionar em um certo ponto, mas basta fazer algumas substituições com estratégias específicas que variam de pessoa para pessoa. Por isso, é recomendável ter o acompanhamento de um mutricionista durante o processo”, afirma o personal.