..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Com laudo de eletrocardiograma emitido em tempo real, Fundhacre reduz espera dos pacientes de 15 dias para 20 minutos

Com laudo de eletrocardiograma emitido em tempo real, Fundhacre reduz espera dos pacientes de 15 dias para 20 minutos

A população do Acre celebra mais uma conquista na Saúde: a emissão de laudos de eletrocardiograma (ECG) em apenas 20 minutos na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Anteriormente, os pacientes esperavam entre 10 e 15 dias pelo resultado. A mudança facilitará diagnósticos e tratamentos.

Com investimentos permanentes em tecnologia e capacitação da equipe médica, a Saúde do Acre segue avançando e a mudança promete salvar vidas ao promover rapidez no atendimento e maior eficiência na detecção de problemas cardíacos, destacando a Fundhacre como referência em atendimento ágil e de qualidade.

Presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, ao lado da assessora técnica Dora Lima e o chefe do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, Erick Melo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O avanço é fruto da cooperação entre Fundhacre, Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Núcleo de Telessaúde do Acre, como explica a presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza. “Os pacientes que antigamente vinham fazer esse exame aguardavam até 15 dias para obter o resultado com laudo. Com a parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e o Núcleo de Telessaúde do Acre, nós hoje estamos realizando o exame e o resultado com o laudo sai em tempo real. Os laudos estão sendo emitidos pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, que também é um dos pontos de telediagnóstico que se utiliza da plataforma Telemedicina. Desta forma, o paciente já obtém seu resultado na hora”, explica Ana Beatriz.

Mônica Moraes, coordenadora-geral do Núcleo Telessaúde Acre, reforça que o Acre foi piloto na implantação do telediagnóstico no país. “O telediagnóstico foi implantado aqui no estado em 2017. O Acre foi o piloto nessa oferta nacional e a gente já está com o serviço em 18 municípios e 40 pontos de telediagnóstico. A Fundação é mais um, e para nós é importante essa parceria. Nós sabemos que existe uma demanda grande no nosso estado, e muitos pacientes ainda são atendidos na Fundação Hospitalar. Então, existia uma demora nesses resultados dos laudos, que agora não vai existir mais porque o resultado sai quase que de imediato. Então, tudo isso é benefício para o nosso paciente. É redução de custos, redução do tempo de espera também para demais procedimentos ou até na condução dos casos daqueles pacientes que tiverem alguma alteração importante no seu exame”, ressalta.

eletrocardiograma 003Maria Elza Souza acompanhou a mãe durante a realização do exame e aprovou a mudança. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A senhora Francisca Irene, de 60 anos, aprovou a melhoria. “Essa mudança foi muito boa. Eu já tinha feito esse exame antes e demorou muito a sair o laudo. Graças a Deus [vou sair daqui com meu resultado na mão], né? Muito bom isso”, afirmou a paciente.

eletrocardiograma 004“Muito bom”, comemorou a paciente Francisca Irene Gomes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A opinião é a mesma compartilhada pela paciente Maria Elza Azevedo de Souza, de 50 anos. “Eu vim acompanhar a minha mãe. Ela foi chamada pra fazer uma cirurgia e aí a gente veio fazer o eletro antes. [Sair daqui com o laudo na mão] é ótimo, né? Assim, possibilita ao paciente agilizar mais a sua cirurgia, porque antes ia demorar bem mais, né? E agora minha mãe já vai entregar os resultados. Então, é maravilhosa essa evolução”, avaliou a paciente.

eletrocardiograma 005Maria do Socorro também aprovou a mudança, pois isso diminui suas idas e vindas à Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Moradora de Porto Acre, a paciente Maria do Socorro, de 60 anos, conta que a melhoria vai diminuir as idas e vindas à Fundação. “É muito bom, né? Acho que vai ser bem mais ágil, né? A gente vai conseguir, porque antes demorava demais e às vezes nem dava certo, e pra mim vai ser muito bom, principalmente porque eu moro longe e aí a gente gasta muito para estar para lá e para cá, para vir fazer o exame, depois vir pegar o resultado e agora a gente já levar em mãos é bem mais prático. Para mim é bem melhor. Foi uma mudança muito boa”, opina.

Com a parceria de sucesso, a expectativa é de que novas melhorias sejam anunciadas em breve, como os serviços de telerretinografia e tele-espirometria, promovendo agilidade também nas avaliações oftalmológicas e pulmonares.