..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Com cerca, cidade do AC bloqueia entrada de pessoas para evitar contágio por coronavírus

Xapuri decretou toque de recolher das 21h às 5h por 15 dias e bloqueio de entrada e saída de pessoas das 20h às 5h

Mesmo sem casos confirmados de Covid-19, a prefeitura de Xapuri resolveu implantar o toque de recolher e ainda bloqueou a entrada e saída de pessoas na cidade para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

O decreto já assinado pelo prefeito Francisco Ubiracy Vasconcelos (PT) ainda deve ser publicado no Diário Oficial do Estado.

Para garantir que ninguém fure o bloqueio, das 20h às 5h, a prefeitura instalou duas cercas de madeira nas laterais da rodovia AC-485, conhecida como Estrada da Borracha, que vai do meio fio até a cerca da propriedade de cada lado.

Conforme o decreto, está proibida a entrada e saída de veículos no município de Xapuri pelo período de oito horas, por 15 dias. Com exceção dos veículos oficiais em serviço de saúde e segurança pública e outros casos emergenciais.

As medidas foram anunciadas pelo prefeito nessa quarta-feira (15), quando começaram a valer. O toque de recolher diário é das 21h às 5h. A medida também não é atribuída aos carros oficiais em serviço, ambulâncias e atendimentos de urgência, emergência e prestação de socorro.

Os profissionais de saúde em serviço, as pessoas que trabalham em atividades essenciais e aqueles que precisem ir ao hospital ou à farmácia também vão poder circular no período.

O toque de recolher também tem validade de 15 dias e pode ser prorrogado de acordo com o avanço da pandemia no estado.

Uma barreira sanitária na entrada da cidade foi instalada há cerca de duas semanas e tem feito a medição de temperatura das pessoas que entram na cidade. Além disso, é preenchido um questionário para que o indivíduo seja acompanhado enquanto estiver no município.

“Durante o feriado da Semana Santa tivemos a informação da entrada de 195 pessoas vindas de várias cidades onde tem casos de coronavírus, por isso, resolvemos endurecer as medidas e decretar o toque de recolher e bloqueio da entrada nesse horário. A gente uma cerca de um lado e de outro para não passar nenhum veículo pela lateral da estrada. Isso para na hora que fecha a estrada, a pessoa não furar o bloqueio pelos lados”, disse o prefeito.

A fiscalização do bloqueio está sendo feita, segundo o prefeito, pela Polícia Militar e também com apoio do Corpo de Bombeiros da cidade.

toque recolher 02 web