..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Com centro cirúrgico recém-inaugurado, Mâncio Lima alcança marca de 500 cirurgias eletivas realizadas

Com centro cirúrgico recém-inaugurado, Mâncio Lima alcança marca de 500 cirurgias eletivas realizadas

Em apenas cinco meses, o Hospital Dr. Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, consolidou-se como símbolo de transformação e esperança para milhares de famílias do Vale do Juruá. A unidade alcançou a marca expressiva de 500 cirurgias eletivas realizadas pelo programa Opera Acre, tornando-se, ainda, o primeiro hospital fora da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) a realizar procedimentos de cabeça e pescoço.

Mais do que números, cada cirurgia representa histórias de superação, dignidade recuperada e vidas renovadas.

“O centro cirúrgico do Hospital Abel Pinheiro foi reativado após 25 anos, o que representa um grande avanço para a região do Vale do Juruá. Antes, os pacientes tinham que se deslocar até Cruzeiro do Sul ou até a capital pra realizar mesmo procedimentos de menor complexidade, e, com esse ganho, conseguimos oferecer mais qualidade de vida para as pessoas sem tirá-las do seio familiar, o que significa melhor tratamento. É a saúde perto de quem precisa, cumprindo a missão do governo do Estado de cuidar das pessoas”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

centro cirurgico mancio lima 002Gerente do hospital, Hélio Bentes reforça que o Opera Acre deixou de ser esforço temporário e se consolidou como política pública permanente. Foto: Diego Silva/Secom

O gerente-geral do hospital, Hélio Bentes, aponta a evolução do programa e reforça que a iniciativa não se resume a um mutirão pontual, mas a uma ação permanente de saúde pública.

“O governo do Estado, por meio da Sesacre, entende que o programa Opera Acre é essencial para garantir acesso à saúde, qualidade de vida e reduzir a fila de espera. O programa deixou de ser um esforço temporário e se consolidou como uma política pública contínua. Além disso, monitoramos constantemente os resultados, para garantir um atendimento ágil, seguro e humanizado. Nossa prioridade é manter o compromisso com a população e avançar cada vez mais”, diz.

A coordenadora regional de Saúde, Diani Carvalho, ressalta o impacto da iniciativa não apenas em Mâncio Lima, mas em toda a região: “O programa tem transformado a vida de pacientes em todo o Juruá. Em apenas cinco meses, além de reduzir o tempo de espera, cada procedimento tem devolvido dignidade e saúde às pessoas. Mais do que estatísticas, cada cirurgia representa esperança e a certeza de que investir na saúde pública é investir no futuro da nossa população”.

centro cirurgico mancio lima 003Coordenadora regional de saúde, Diani Carvalho ressalta que cirurgias devolvem dignidade e esperança aos pacientes da região. Foto: Diego Silva/Secom

Histórias que emocionam

Entre os pacientes atendidos, cada relato carrega a dimensão real do impacto do Opera Acre. O agricultor Carlos Daniel Barbosa conta como o procedimento devolveu sua qualidade de vida: “Vivia com dores e dificuldades no dia a dia. Hoje posso voltar ao meu trabalho no campo sem sofrimento. Só tenho gratidão a todos que tornaram isso possível”.

centro cirurgico mancio lima 004Agricultor Carlos Daniel comemora retorno ao trabalho no campo após procedimento cirúrgico. Foto: Emanoely Oliveira/Sesacre

Já a paciente Talia Gadelha celebra o alívio e a realização pessoal após a cirurgia de laqueadura: “Sempre quis ter apenas dois filhos e acabei de ter a minha segunda filha. Essa cirurgia representa para mim o cumprimento do que planejei para a minha vida. Não vou mais precisar de métodos contraceptivos via oral, que era o que eu tomava. Dá uma sensação de paz e alívio”.