Em Cruzeiro do Sul, 19 pessoas que tiveram contato direto com casal diagnosticado com a doença estão sendo monitoradas. Maior número de casos é em Rio Branco
Nos últimos dias, os casos confirmados do novo coronavírus têm aumentado consideravelmente no Acre, e, nesta terça-feira (14), chegou a 99 o número de pessoas diagnosticadas com Covid-19. Os dados são do boletim da Secretaria de Saúde.
O vírus já circulas em seis, das 22 cidades do estado e já matou três pessoas. O número de recuperados 48. De acordo com a Saúde, 48 pacientes não têm mais o vírus no organismo, sendo assim 51 pessoas seguem em tratamento. Do total de pacientes com a doença, apenas sete estão hospitalizados.
Novos casos
Três novos contágios são de Plácido de Castro, que agora tem dez pessoas contaminadas no município. Os três são um autônomo de 35 anos, que não sabe de quem pegou a doença, uma autônoma de 44 anos que diz ter conhecimento de quem a contraiu, e uma aposentada de 57 anos que também foi infectada por uma pessoa contaminada já conhecida.
Os demais casos confirmados são de Rio Branco: um servidor público de 34 anos, que teve contato com pessoa já confirmada com a doença; um motorista de 39 anos, que suspeita de quem pode ter repassado a doença; e de uma autônoma de 51 anos, que manteve contato com pessoa suspeita de estar com Covid-19.
Os outros casos são de três aposentados, de 74, de 73 e de 84 anos que tiveram contato com familiares.
Números
No novo boletim, a Saúde informou que recebeu 1.008 casos suspeitos, descartou 814, confirmou 99 e mais 95 seguem em análise. Todos os casos confirmados estão sendo acompanhados de perto pela equipe da Vigilância Epidemiológica no âmbito estadual e municipal.
Dos 99 casos, 74 são em Rio Branco; 11 em Acrelândia; um no Bujari; 10 em Plácido de Castro; um em Porto Acre e dois em Cruzeiro do Sul. Nesta última cidade, a segunda maior do estado, 19 pessoas estão sendo monitoradas depois de terem tido contato direto com o casal diagnosticado com a doença no domingo (12).
Mortes
A terceira vítima do vírus confirmada no estado, Andre Avelino, de 82 anos, morreu no Lar Vicentino, em Rio Branco, no sábado (11), e o exame que comprovou a causa da morte saiu na noite de domingo (12).
Além da morte do idoso no Lar Vicentinos, Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram na segunda (6) e terça-feira (9), respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.
Depois da morte de Avelino, mais dois idosos do abrigo tiveram que ser levados à Unidade de Pronto-Atendimento em Rio Branco para avaliação e acompanhamento médico. Uma higienização também foi feia no local.
Alunos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) criaram um canal de teleatendimento que está ajudando nas orientações e até encaminhamentos de casos suspeitos da doença.
A cidade de Acrelândia, com pouco mais de 15 mil habitantes, é a preocupação de autoridades. Depois do Ministério Público recomendar, a prefeitura da cidade acatou e decretou toque de recolher. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (9) e o toque de recolher é diário, das 19h às 5h.