..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Brasil investiga quarto caso suspeito de varíola dos macacos

Brasil investiga quarto caso suspeito de varíola dos macacos

Secretaria Municipal de Saúde do Mato Grosso do Sul informou que trata-se de um adolescente de 16 anos

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou nesta terça-feira que investiga um caso suspeito de varíola dos macacos . 

Trata-se de um adolescente, de 16 anos, residente em Porto Quijarro, na Bolívia. O jovem procurou atendimento médico no município de Corumbá, no dia 29 de maior, onde está internado e isolado.

O adolescente esteve no dia 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde passou por uma consulta com um médico neurologista. Ele apresenta lesões avermelhadas/arroxeadas e lesões nos membros superiores evoluindo com disseminação para tronco e membros inferiores acometendo a boca e a região genital.

Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre, ínguas na cervical, axilar e virilha. Sua mãe afirmou que eles não tiveram contato com nenhum indivíduo com sintomas semelhantes quando foram a Santa Cruz de La Sierra.

O paciente chegou até Corumbá, no dia 29 de maio, onde passou por atendimento no Pronto Socorro e ficou em isolamento. No dia seguinte, foi 30 de maio, foi encaminhado para a Santa Casa, onde está internado. 

A Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul informa que foram solicitados diversos exames para a investigação do caso.

Outros três casos da doença estão em investigação pelo Ministério da Saúde sendo um em Porto Alegre, um no Ceará e outro em Santa Catarina.

Mais de vinte países em lugares onde o vírus monkeypox não costuma circular já registraram casos desde o início do mês. A Europa é a região mais afetada, com quase 70% dos diagnósticos concentrados na Espanha, no Reino Unido e em Portugal. Além de nações europeias, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Israel e Emirados Árabes Unidos também relataram infecções.