..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Após aumento de casos de Covid no AC, Saúde volta a recomendar uso de máscaras em locais fechados ou de aglomeração

Após aumento de casos de Covid no AC, Saúde volta a recomendar uso de máscaras em locais fechados ou de aglomeração

Recomendação foi anunciada nesta segunda-feira (21), durante coletiva com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre)

Após o aumento no número de casos de Covid-19 no estado e o avanço da nova variante Ômicron (BQ.1) no país, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) voltou a recomendar que a população use máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração. A orientação foi divulgada nesta segunda-feira (21), durante entrevista coletiva com representantes da pasta.

Desde quinta-feira (17), quando os boletins Covid voltaram a ser publicados diariamente, até esta segunda (21), o Acre registrou 432 novos casos da doença. Ainda no boletim de quinta, a Sesacre acrescentou ao número total de infectados outros 2.281 casos novos e justificou que estes eram referentes ao período de janeiro a julho de 2022 que, por problemas de atualização, não haviam sido contabilizados.

Nesta segunda-feira (21), Edvan Meneses, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesacre, disse que em qualquer sinal de sintomas, o paciente deve procurar as unidades básicas de saúde.

“A meta da Sesacre, de todas as instituições de saúde, é reorganizar o serviço a partir do momento em que surgem casos e é o que estamos fazendo agora, uma reorganização da rede, dos pontos de atenção, no que diz respeito a ponto para testagem.”

O gestor falou ainda da preocupação em relação à nova onda de casos e reforçou que a vacina é a melhor opção para evitar a doença.

“Estamos em uma nova onda que não causa sintomas de média ou alta gravidade, mas se você que tem sintomas precisa buscar uma unidade básica de saúde próxima da sua casa. A partir do momento em que alguns casos venham a se agravar, aí a porta de entrada se tornam as UPAs, que vão receber esse paciente de média à alta complexidade. Mas, para isso, precisamos ter uma faixa de vacinação boa, para que não venham causar casos graves, precisamos que a população se vacine”, destaca.

Medidas de prevenção

Os gestores da Sesacre já haviam se reunido para debater as medidas preventivas e cuidados que deveriam ser tomados contra a doença.

No encontro, foi determinado que profissionais, pacientes e acompanhantes não fiquem sem máscara dentro das unidades de saúde do estado para evitar a proliferação da doença. Outra recomendação à população é o reforço na vacinação.

“Esse aumento nos deixa em alerta e nosso objetivo aqui é antecipar cenários, nos preparar com o que temos. O que não temos, corremos atrás, mas não deixaremos a população desassistida. Desde o início tivemos esse compromisso e não vamos falhar agora”, explicou secretária de Saúde, Paula Mariano.

O estado havia registrado uma queda significativa dos casos positivos e de mortes pela doença nos últimos meses.

No balanço de outubro, feito mensalmente pelo g1, de acordo com os boletins da Sesacre, foram 33 casos novos da doença e nenhuma morte. Bem mais abaixo do que os registros de setembro, quando o estado contabilizou 674 casos novos de Covid e duas mortes pela doença.

Covid no Acre

O número total de infectados pela Covid-19 até esta segunda (21) é de 152.830 em todo o estado desde o início da pandemia.

Até o momento, o Acre registra 359.574 notificações de contaminação pela doença, sendo que, destes, 206.736 casos foram descartados e oito exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.173 pessoas já receberam alta médica da doença, e não há registro de pessoas internadas até o fechamento deste boletim.

Cobertura vacinal

A cobertura vacinal no estado não atingiu 90% da população, com idades entre 3 e 120 anos, que estão aptos a se imunizar. Dados do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI) revelam que mais de 145 mil acreanos não tomaram a primeira dose do imunizante.

Já da com relação a segunda dose, pelo menos 85 mil pessoas já deveriam ter tomado o reforço e estão com o esquema vacinal atrasado.

Nesta segunda (21), começou o agendamento e imunização contra Covid em bebês de seis meses e crianças de até dois anos com comorbidades. O agendamento deve ser feito pelo telefone (68) 98421-1136 e a imunização será supervisionada por uma equipe do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) dos municípios.

A campanha de vacinação no Acre começou no dia 19 de janeiro de 2021. Os perfis dos primeiros vacinados que foram escolhidos foram de pessoas que prestaram um serviço importante no estado e representam todos os profissionais de saúde. Foram escolhidos; uma técnica de enfermagem, duas enfermeiras, sendo uma indígena. Além delas, um idoso morador do Lar Vicentinos também foi vacinado.

Desde o início da campanha, foram administradas 1.657.271 doses da vacina contra Covid19, destas 696.619 foram de 1ª dose; 584.312 de 2ª dose; 19.045 dose adicional, 281.142 de 1º reforço, 76.153 de 2º reforço, segundo a Saúde.

Em 14 de outubro, o governo do Acre publicou um decreto revogando a criação Pacto Acre Sem Covid, que determinava as regras e funcionamento do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid. As atribuições relacionadas à pandemia da doença covid-19 passaram a ser integralmente reassumidas pela Seacre e demais órgãos federais e municipais de saúde.