..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Alunos do Ieptec atuam em ação social alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Alunos do Ieptec atuam em ação social alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) tem priorizado o envolvimento de seus estudantes em celebrações de datas importantes, como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Para apoiar a causa, alunos da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira, de Rio Branco, realizaram diversos procedimentos de saúde gratuitos no Centro de Ensino Especial Dom Bosco, na quinta-feira, 21.

Durante a ação social, as turmas dos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia aferiram pressão arterial e glicemia, aplicaram testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e tipagem sanguínea, realizando também vacinação e sessões de massoterapia. Todos os procedimentos foram repetidamente praticados pelos alunos durante as aulas práticas dos cursos.

alunos 002Dezenas de pessoas procuraram o atendimento de aferição de pressão arterial. Foto: Ascom/Ieptec

“Este é um momento de extrema importância para todos nós. Nossos alunos têm a oportunidade de conhecer a realidade do Centro Dom Bosco e o centro está conhecendo nossos serviços. A escola se coloca à disposição para participar de outras ações como essa”, disse a coordenadora-geral da Escola Maria Moreira, da rede Ieptec, Glacimar Alves.

“Estamos com essa parceria maravilhosa com a Escola Maria Moreira, que entrou no Centro Dom Bosco hoje para fortalecer essa ação social”, declarou a gestora do CEE Dom Bosco, Valéria da Silva.

alunos 003Estudante do curso técnico de Enfermagem confere amostra de sangue no procedimento de tipagem. Foto: Ascom/Ieptec

“O principal intuito para nós, como alunos, é colocar em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, principalmente o contato com o paciente, para nos tornar bons profissionais”, afirmou a aluna do curso de Radiologia, Yasmin Oliveira.

“É muito importante participar desse tipo de ação, que facilitará a nossa entrada no mercado de trabalho, pois estaremos melhor qualificados para exercer a função”, disse a aluna de Enfermagem, Tainá Almeida.