A ação em saúde é realizada todas as terças-feiras com os moradores do bairro Raimundo Melo, a ação atende pessoas a partir de 50 anos, as atividades começam sempre às 7h da manhã e são coordenadas pelos agentes comunitários da Unidade de Saúde do bairro São Francisco. No primeiro dia, 14 pessoas participaram e não faltou disposição.
“Essa ideia partiu exatamente dos agentes vendo a necessidade de ter atividade com os idosos para distrair mais eles, para estar na comunidade com eles participando e também trazendo saúde né”, explicou a coordenadora administrativa, Antônia Melo.
Alongamento, aferição de pressão, teste de glicemia, roda de conversa e café compartilhado, tudo pensado para proporcionar entretenimento, qualidade de vida e fortalecer os laços de amizade entre os moradores do bairro.
A agente de saúde, Laedia Carioca, é uma das idealizadoras das atividades e quem está sempre com eles no dia a dia, alguns, eles pegam em casa, pra não ter a desculpa de que não deu para ir.
“Eles fazem isso com qualquer agente de saúde que tratam eles bem, que é o nosso papel de buscar eles de fazer alguma coisa, a gente vai buscar eles na casa, a gente trás eles na casa, porque tem uns que eles pedem mesmo, eles não tem como vir e nós vamos, então é essa amizade que faz isso aqui fortalecer, eu acho que isso aqui vai fortalecer cada vez mais.”
Aos 62 anos, aposentado, Onilton da Silva , já está preocupado com os cuidados com a saúde na fase da melhor idade.
“A gente percebe que depois dos trinta as coisas vão despencando e precisamos ir arrumando, graças a Deus surgiu essa parceria com a comunidade católica, com esporte e saúde, então a gente percebe que foi uma iniciativa boa, que estamos todos enferrujados, e precisamos fazer uma atividade física, deu tudo certo e eu estou dentro.”
Dona Francisca Joselha aos 84 anos, afirmou que indisposição, ela nem sabe o que é isso e ainda dá dicas de como chegar a essa idade em pleno vigor.
“Eu mantenho muita física, tomo dois tipos de vitaminas, me cuido muito bem, e também não me entrego muito não, se a gente se entrega é pior, é isso que me faz viver em pé.”
Quem tiver vontade de participar das atividades com este grupo, é só aceitar o convite do seu Onilton e compartilhar a ideia.
“Comunidade São Pedro, ou do bairro Raimundo Melo, venham e vamos estar aqui juntos, toda terça-feira a partir das 7h da manhã, aqui vai ter um café da manhã e uma atividade física importante”, disse.