..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Acre tem média de quatro confirmações do novo coronavírus por dia, diz Sesacre

Somente de quinta-feira (9) para sexta (10), casos saltaram de 62 para 70 no estado. Acre já registrou duas mortes pela doença

O estado do Acre tem uma média de quatro casos confirmados por dia de Covid-19, a síndrome respiratória aguda grave causada pelo novo coronavírus, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O último boletim da Saúde, divulgado nessa sexta-feira (10), apontou que o estado já tem 70 casos confirmados de Covid-19. São oito novos casos registrados de contágio pela doença em comparação com o boletim de quinta (9), quando tinham sido confirmados 62 casos confirmados.

O Acre continua com duas mortes registradas. Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram nos últimos dias 6 e 7, respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.

Dos casos confirmados, 55 são em Rio Branco, quatro em Plácido de Castro, nove em Acrelândia, um no Bujari e um em Porto Acre. Dos 70 pacientes, 39 já podem ser considerados recuperados, ou seja, não apresentam mais o vírus no organismo.

Esta é a quarta semana da pandemia no estado, sendo que os três primeiros casos da doença foram registrados no dia 17 de março. Segundo a Saúde, estados do sul e do sudeste do país já avançam na 13ª semana, portanto, o estado acreano ainda está longe do pico da pandemia.

Conforme os dados, até essa sexta (10), das 815 pessoas testadas pelo laboratório Centro de Infectologia Charles Mérieux, ao menos 745 tiveram os exames descartados.

As notificações no Acre começaram a ser registradas no dia 2 de março, seguindo até o dia 15 do mesmo mês, com uma média de duas notificações diárias. E, após a confirmação dos três primeiros casos, as notificações vêm aumentando.

A chefe da Vigilância em Saúde do Acre, Glória Nascimento, lembra que o número real de casos é bem maior do que o oficial. Isso porque as pesquisas mostram que mais de 80% dos infectados não apresentam sintomas ou aparecem de forma mais leve.

“A gente espera que a população se conscientize, fique em casa, não fique onde tem aglomerado de pessoas e que façam a higienização das mãos de forma adequada. Principalmente essas pessoas mais jovens que têm idosos dentro de casa precisam se conscientizar. A gente tem que vencer essa guerra. Estamos aqui trabalhando por eles e esse é o pedido, fiquem em casa”, disse Glória.

A Saúde informou que, pelo menos, oito pessoas seguem internadas com Covid-19 no estado. Sendo quatro delas inspirando cuidados especiais no pronto-socorro de Rio Branco e outras em outras unidades hospitalares, neste momento.