Levantamento da Fiocruz foi divulgado na segunda-feira (4) e faz parte da Semana Epidemiológica 25, que corresponde ao período de 19 a 25 de junho
Apesar de não apresentar tendência de crescimento nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas (SRAG), o boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que o Acre permanece em alta nos casos há três semanas.
O levantamento da Fiocruz foi divulgado na segunda-feira (4) e faz parte da Semana Epidemiológica 25, que corresponde ao período de 19 a 25 de junho.
Conforme o mapa que analisa os casos semanais, o estado acreano apresenta alta desde a semana 11, seguida da 18 até a 25, que é referente aos últimos dados divulgados.
Em nível nacional, o cenário atual sugere que a situação de casos notificados apresenta sinal de crescimento nas tendências de longo prazo, o que inclui 16 das 27 unidades da federação e 18 capitais.
Os reflexos dos casos em alta no Acre são sentidos principalmente através dos casos positivos de Covid-19, confirmados nos últimos dias, que já ultrapassou os 2,5 mil apenas nos primeiros sete dias de julho, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
Diante do cenário preocupante, o Comitê Estadual de acompanhamento dos casos sugeriu a volta do uso de obrigatório de máscaras no estado. E, mesmo que o governo ainda não tenha publicado decreto com a obrigatoriedade, muitos órgãos estão adotando o uso obrigatório do EPI.
Após o aumento no número de casos de Covid-19 e de SRAG, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está fazendo uma campanha de doação de sangue para reforçar o estoque.