..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Acre está entre estados com destaque no crescimento das síndromes respiratórias, aponta Fiocruz

Acre está entre estados com destaque no crescimento das síndromes respiratórias, aponta Fiocruz

Boletim InfoGripe destaca que sinal de crescimento está concentrado fundamentalmente nas crianças. Dados correspondem ao período de 14 a 20 de maio

O Acre está entre os estados com destaque no aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). É o que aponta o Boletim InfoGripe, divulgado nessa quinta-feira (1), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados correspondem à semana epidemiológica 20, que vai de 14 a 20 de maio.

O estudo utiliza dados inseridos até o dia 22 de maio no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Além do Acre, outros 17 estados apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Entre eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.

O boletim destaca que, nas crianças o aumento está associado com vírus sincicial respiratório, fundamentalmente, enquanto o aumento no restante da população é devido majoritariamente à Covid-19.

No entanto, o boletim aponta tendências distintas entre os vírus associados aos casos em adultos. Enquanto os casos associados à Covid-19 sugerem desaceleração, para os vírus Influenza A e B há indício de aumento recente em diversos desses estados.

No caso do Acre e mais 16 estados, o sinal de crescimento das síndromes respiratórias está concentrado nas crianças.

A Fiocruz destaca que o cenário de manutenção da presença de casos de SRAG associados à Covid-19, bem como o aumento recente naqueles associados ao vírus Influenza A, reforça a importância de adesão às campanhas de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe.

Sobre as capitais, 14 apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo. A capital acreana, Rio Branco, está entre elas além de: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Salvador (BA) e Teresina (PI).