Serviço que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres é feito por atendente virtual e tem várias opções de ajuda
O Ligue 180, serviço telefônico que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres, ganhou um novo canal de atendimento por meio do WhatsApp. O atendimento é feito pela atendente virtual, chamada Pagu.
O serviço oferta várias opções de ajuda, além da possibilidade de uma atendente da central poder ser acionada a qualquer momento do contato. A equipe da central é composta somente por mulheres desde março. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério das Mulheres e a empresa proprietária do WhatsApp.
O atendimento sobre violência contra mulheres era feito pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100.
Agora, com a criação do canal exclusivo pelo WhatsApp, o Ministério das Mulheres vai poder coletar dados específicos sobre esses casos, com números referentes a cada tipo de violência, e assim poder usar na formulação de políticas públicas.
O atendimento pelo aplicativo está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo número (61) 99610-0180.