..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Seis detentos fogem do Complexo Penitenciário de Rio Branco, diz Iapen

Seis detentos fogem do Complexo Penitenciário de Rio Branco, diz Iapen

Fuga ocorreu na madrugada desta segunda-feira (4), segundo o Instituto de Administração Penitenciária

Seis detentos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, na madrugada desta segunda-feira (4). Nenhum foi recapturado até a última atualização desta reportagem.

Os fugitivos estavam no pavilhão B da Unidade de Regime Provisório (URP) do presídio estadual e quebraram a estrutura da parede para fugir.

Estão foragidos:

  1. Altevir de Araujo da Silva;
  2. Talisson de Souza Gama;
  3. Francisco Barbosa de Souza;
  4. Leandro Nunes de Moura;
  5. Ítalo de Andrade Lima; e
  6. Ramisses da Silva Feitosa.

“No momento, a Polícia Penal está em busca dos fugitivos”, disse Marcos Frank Costa, presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), por meio de nota pública.

O Complexo Penitenciário de Rio Branco é o maior do estado e tem cerca de 3.208 presos homens, segundo o Iapen-AC. O sistema carcerário estadual conta com os presídios Feminino, Unidade de Regime Fechado (URF), de onde os presos fugiram, além da Unidade de Recolhimento Provisório (URP) e presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves.

Fugas anteriores

Há quase três meses, o Complexo Penitenciário de Rio Branco registrou outra fuga. Naquela ocasião, seis também fugiram do pavilhão A após quebrarem a parede que dá acesso à área do banho de sol e, depois, pularem o muro.

Em novembro do ano passado, oito presos fugiram após fazerem um buraco na cela 13, do pavilhão P. Os oito também conseguiram quebrar a parede da cela, formando um buraco, por onde alcançaram a área externa do pavilhão.

Já em julho de 2023, houve a rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, que resultou na morte de cinco detentos.