Segundo a Polícia Técnica, o fogo pode ter iniciado no ar-condicionado na noite deste sábado (16). Bombeiros realizaram o resfriamento no ambiente e ninguém se feriu. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, cerca de 5% do prédio ficou comprometido, mas atendimentos devem voltar ao prédio na noite deste domingo (17)
Um princípio de incêndio atingiu a Delegacia Central de Flagrantes (Defla) de Rio Branco na noite deste sábado (16), no bairro Estação Experimental. O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) foi acionado para conter o fogo que queimou um armário, um ar-condicionado, mesas, cadeiras, computadores e documentos.
Segundo informações do 3º Batalhão do CBMAC, a Polícia Técnica esteve no local e apontou para indícios de que o incêndio possa ter iniciado no equipamento de ar condicionado. Após desligarem a energia elétrica, os plantonistas realizaram a primeira tentativa de apagar o fogo, jogando água e evitando a propagação para outras salas.
A guarnição dos bombeiros disse ainda que, ao entrarem dentro da delegacia, o prédio estava completamente tomado por fumaça. Uma das salas da delegacia incendiou, queimando alguns objetos e documentos.
Em nota (veja na íntegra abaixo) divulgada neste domingo (17), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-AC) e a Polícia Civil disseram que cerca de 5% do prédio foi queimado e que os atendimentos foram remanejados, de forma momentânea, para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
“A partir das 18 horas deste domingo, as ocorrências já passarão a ser recebidas na Defla. O cartório central continua funcionando normalmente. Por fim, o governo informa que na segunda-feira, 18, serão iniciadas as intervenções no prédio da Defla, e no menor espaço de tempo, a delegacia voltará a funcionar em plenas condições”, falou.
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado, o forro da sala administrativa é de madeira e estava muito quente. Os bombeiros realizaram o resfriamento com água em todo o ambiente e, em seguida, utilizaram técnicas de ventilação para dissipar a fumaça.
Os servidores da delegacia foram remanejados pelo delegado plantonista para outras delegacias, pois o local se encontrava sem condições de trabalho, sem energia e com resíduos de carbonização. Ninguém ficou ferido.
Nota pública
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Polícia Civil do Acre (PCAC), informa que na noite deste sábado, 16, houve incêndio em uma das salas da Delegacia Central de Flagrantes (Defla), em Rio Branco. No momento no sinistro não havia preso nas celas e nenhum outro cidadão ou policial ficou ferido.
Peritos criminais da Polícia Civil já foram acionados para investigar o motivo do incêndio e o grau de comprometimento das salas. Até o momento, o que se sabe é que apenas 5% do prédio foi atingido pelo incêndio, havendo necessidade de pequenas intervenções.
Por enquanto, os atendimentos de flagrante foram transferidos momentaneamente para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), localizada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito da capital, mas a partir das 18 horas deste domingo, as ocorrências já passarão a ser recebidas na Defla. O cartório central continua funcionando normalmente.
Por fim, o governo informa que na segunda-feira, 18, serão iniciadas as intervenções no prédio da Defla, e no menor espaço de tempo, a delegacia voltará a funcionar em plenas condições.
Secretário de Segurança
José Américo Gaia
José Henrique Maciel
Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre