Ministério Público apresentou denúncia contra três policiais militares. Durante abordagem em julho desse ano, rapaz levou um tapa no rosto dado por policial, enquanto outros militares assistem à cena
Três policiais militares foram denunciados pelo crime de tortura por terem agredido um jovem, em Rio Branco. Os militares foram filmados durante a abordagem e um deles aparecia dando um tapa no rosto do rapaz. O caso ocorreu no dia 5 de julho desse ano, no bairro Jorge Lavocat.
A denúncia foi feita pelo Grupo de Atuação Especial na Prevenção e Combate à Tortura do Ministério Público do Acre.
Entre os militares denunciados estão: o soldado Dione Soares da Silva, 3º sargento Francisco Nunes de Souza Júnior e o soldado Herber Neuwirth Júnior. Uma quarta pessoa ainda não identificada também foi denunciada. O g1 não conseguiu contato com a defesa dos policiais até última atualização desta reportagem.
“Eles foram denunciados pelo crime de tortura por motivo torpe, já que a agressão teria ocorrido pelo simples fato da vítima residir em região periférica da cidade, com emprego do recurso que dificultou a defesa do ofendido, haja vista a superioridade numérica dos agressores e se encontrarem armados e com requinte de crueldade tendo em vista que a vítima também ficou subjugada, enquanto era interrogada e agredida”, diz o MP-AC.
Após a repercussão do vídeo da agressão, que foi gravado por um morador, o Comando da Polícia Militar do Acre informou que os policiais foram afastados das funções e que foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) e o caso foi encaminhado à Corregedoria-Geral da PM-AC apurar a conduta dos policiais.
Nessa quarta-feira (29), a Corregedoria da PM-AC informou ao g1 que o procedimento de apuração foi concluído e o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e ao judiciário. Sem dar detalhes sobre qual a conclusão, eles apenas informaram que os militares não estão mais afastados das funções, mas que estão em atividades internas e não no ostensivo.
Abordagem
A abordem dos militares ao rapaz ocorreu em uma área de mata no bairro Jorge Lavocat. Nas imagens, um dos militares aparece conversando com o rapaz que está com as mãos para trás. Em um dado momento, o PM chega a empurrar o jovem e depois dá um tapa no rosto dele, enquanto um outro policial, com a arma na mão, observa a cena. O terceiro militar denunciado não aparece na cena.
Com o impacto do tapa, o rapaz cai sentado e em seguida se levanta e segue com as mãos para trás. Após mais uns minutos, eles andam em direção aos fundos de uma casa e o vídeo é encerrado.