..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Polícia Militar do Acre lança Patrulhamento Comunitário Rural em Xapuri

Polícia Militar do Acre lança Patrulhamento Comunitário Rural em Xapuri

Com intuito de estabelecer um trabalho colaborativo e integrado com a comunidade local, a Polícia Militar do Acre (PMAC) lançou neste sábado, 6, o Patrulhamento Comunitário Rural no município de Xapuri. A ação é pioneira e conta com o apoio da Prefeitura de Xapuri, Sindicato dos Produtores Rurais e CooperXapuri. A solenidade ocorreu na Fazenda Borda da Mata e contou com a participação de extrativistas, agropecuários e produtores rurais.

Com uma viatura com acesso internet via satélite, a primeira do Estado do Acre, oferecendo o acesso ao banco de dados institucionais no meio da floresta e com apoio de quadriciclos e drone, entregues no evento, a Polícia Militar fortalece a segurança ao homem do campo. Além disso, a instituição consolida o modelo de policiamento comunitário, um dos eixos de seu plano estratégico, e se aproxima ainda mais da comunidade.

patrulhamento 002Patrulhamento Comunitário Rural no município de Xapuri tem o objetivo de levar mais segurança ao homem do campo. Foto: Wellington Mota

Aldineia Novais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, durante a sua fala ao público aproveitou para enfatizar a importância da ação para o homem do campo. “Esse é um sonho antigo e que hoje está sendo concretizado. Quero agradecer por esse belo trabalho e deixar nosso sindicato à disposição para projetos que visem o bem-estar do nosso produtor rural”, destacou.

O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, destacou que o lançamento do novo policiamento se alinha à filosofia adotada pela instituição de estar próxima à comunidade. “Estamos aqui para ouvir a comunidade, para saber dos seus anseios. Nesta oportunidade estamos consolidando um programa ligado ao nosso plano estratégico, que é servir a sociedade, fazendo Segurança Pública, respeitando os direitos humanos, levando em conta os princípios de Polícia Comunitária”, enfatizou.

patrulhamento 003Aldineia Novais agradeceu a iniciativa realizada pela PM do Acre. Foto: Wellington Mota

O tenente Roberto Farias, comandante da Companhia de Xapuri, agradeceu as parcerias que visam oferecer um melhor serviço à comunidade. “Existe um jargão militar que diz: missão dada é missão cumprida. Doze meses atrás fui incumbido pelo comandante-geral de implantar a primeira patrulha rural do Acre aqui no município de Xapuri. E hoje os senhores vendo tudo isso, é resultado da união de forças que fez e faz a diferença na vida do produtor rural”, disse.

Estiveram presentes à solenidade, a diretora operacional da PMAC, coronel Marta Renata; o presidente da CooperXapuri, Sebastião Nascimento; prefeito e vice-prefeita de Xapuri, Bira Vasconcelos e Maria Auxiliadora, respectivamente; comandante do 1º BPM/PM, tenente-coronel Agleison Alexandrino; chefe do gabinete do comandante-geral, tenente-coronel Airton Leitão, demais autoridades civis e militares.