Investigações apontaram envolvimento de três pessoas, sendo dois menores de idade. Jabutis não foram recuperados
Após mais de um mês, a Polícia Civil identificou os responsáveis de levarem os jabutis do Parque Chico Mendes, em Rio Branco. Pelo menos três suspeitos estão envolvidos, sendo dois adolescentes de 12 e 17 anos, e um homem maior de idade, que já estava com mandado de prisão em aberto por outro crime de roubo.
As investigações também concluíram que outras duas pessoas atuaram como receptadores dos animais furtados. Eles foram interrogados e indiciados.
Os menores foram identificados e ouvidos na delegacia da 2ª regional, na capital acreana. O resultado das investigações foi encaminhando para a Delegacia Especializada do Menor para lavratura do procedimento cabível a eles.
Com relação ao homem maior de idade, ele responderá por furto qualificado, devido à participação direta no furto dos jabutis, bem como pelo crime de corrupção de menores, pois envolveu os menores na ação.
Contudo, mesmo com a identificação dos envolvidos, os jabutis não puderam ser recuperados, pois foram comercializados e consumidos.
Situação
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento que suspeitos invadem o Parque Chico Mendes, em Rio Branco, para furtar jabutis que vivem no local. Nas imagens, é possível notar um grupo de três pessoas caminhando dentro do parque à noite, após o fim das visitações no local, e carregando algo, que seriam os jabutis. É possível perceber ainda que pelo menos dois suspeitos aparentavam ser menores de idade.
De acordo com a administração, as invasões ocorrem desde o mês de maio, mas só foram percebidas após um visitante devolver um jabuti encontrado solto no parque. Segundo a administradora Joseline Guimarães, um boletim de ocorrência foi feito e o Ibama foi comunicado.
No momento da devolução de um dos animais, 13 já haviam sido furtados, e no dia 16 de junho o grupo retornou e levou mais dois animais.