Foram cumpridos 18 mandados judiciais. Operação teve como alvo facção criminosa que atua na região
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (21), 18 mandados judiciais, sendo 12 de busca e apreensão e seis de prisão preventiva. No total, foram presos três integrantes de uma facção que atua no tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul. A operação recebeu o nome de “Criminalis Nexum 1”.
Os mandados foram cumpridos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Guajará (AM). Durante a ação, sete aparelhos celulares foram apreendidos.
Houve também registro de termo circunstanciado de ocorrência ( TCO) por posse de animais silvestres.
Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal e devem ser encaminhados à Unidade Penitenciária Manoel Néri da Silva – UPMN, em Cruzeiro do Sul,e também bem como na Unidade Penitenciária Moacir Prado, que está em Tarauacá, para ficarem à disposição da Justiça.
A investigação conduzida pela Polícia Federal no Acre foi denominada de Criminais Nexum, do latim conexão criminosa, porque faz referência a troca de mensagens de cunho criminoso recuperadas de celulares encontrados dentro de celas do presídio Manoel Neri, em que membros faccionados presos eram mandantes e organizadores da organização criminosa.
A operação contou ainda com o apoio das polícias Militar e da Penal de Cruzeiro do Sul e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Acre (MP-AC). Participaram da operação 28 policiais federais e 12 policiais civis.