Ação foi deflagrada nesta quarta-feira (3) na cidade de Assis Brasil, no interior do estado. Entre os mandados, 8 foram de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva contra supostos integrantes de organização criminosa
A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (3), 15 mandados judiciais na cidade de Assis Brasil, que faz fronteira com o Peru. A Operação Dictum tenta desarticular organização criminosa destinada ao tráfico de drogas no município do interior do Acre.
Entre os mandados, foram cumpridos oito de busca e apreensão e outros sete de prisão preventiva de supostos integrantes de associação criminosa. A ação contou com 24 policiais federais.
Conforme a PF, as investigações apontam que os alvos carregavam entorpecentes, mais especificamente cocaína e skunk, na área da fronteira e depois fazia o transporte da droga por meio de veículos de transporte de passageiros para a capital acreana, Rio Branco. Além disso, o grupo ainda abastecia os traficantes da região.
Por conta da pandemia da Covid-19, a Polícia Federal informou que a ação policial foi cumprida seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o uso de equipamentos de proteção individual para resguardar a saúde dos policiais e dos investigados.
A investigação foi chamada de “Dictum” (limpeza em latim) em alusão ao objetivo de limpar as áreas onde se instala o tráfico de drogas e seus delitos correlacionados.