Iniciativa contou com a participação de quatro instituições com o objetivo de fiscalizar a unidade e evitar incidentes como brigas, rebeliões e fugas
Uma operação revistou as celas da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, no interior do Acre, e apreendeu seis estoques, que são artefatos improvisados que simulam uma faca, além de excessos, que são materiais descartados que podem ser utilizados como armamentos, como embalagens e sacolas.
A iniciativa ocorreu nessa quinta-feira (17) e contou com a participação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), da direção da unidade, do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
O objetivo da operação era fiscalizar a unidade e evitar incidentes como brigas, rebeliões e fugas. O presidente do Iapen, que encontrou um dos estoques durante a revista da unidade, falou que a ação percorreu todos os trechos da unidade e também fez uma avaliação estrutural.
“A intenção inicial é a retirada dos excessos do local de convivência dos apenados, realizar uma avaliação estrutural e ainda a apreensão dos objetos ilícitos que porventura vierem a ser localizados”, explicou Marcos Frank.
O diretor do presídio, Maycon Mendonça ressaltou que a ação é uma resposta do governo à criminalidade.