..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Operação nacional apreende armas, bilhetes e tabaco no Complexo Prisional de Rio Branco

Operação nacional apreende armas, bilhetes e tabaco no Complexo Prisional de Rio Branco

Ação ocorreu em todo país coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Equipes revistaram os pavilhões da Unidade de Recolhimento Provisório (URP) nessa terça-feira (19)

A 6ª fase da Operação Mute apreendeu diversos materiais ilícitos no Complexo Prisional de Rio Branco nessa terça-feira (19). A ação ocorreu em todo país e é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Dentre os objetos apreendidos estava armas artesanais, bilhetes, tabaco, teresas, que cordas feitas com tecido usadas durante as fugas, dentre outros ilícitos. A quantidade de material apreendido não foi divulgada.

“Objetivo principal foi a apreensão de aparelhos celulares e a verificação da estrutura do interior dos pavilhões”, exemplificou o diretor-presidente do Instituto Penintenciário do Acre (Iapen-AC), Marcos Frank.

No Acre, a Polícia Penal e equipes das divisões Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), do Serviço de Operações e Escolta (Dsoe), de Operações com Cães (DOC), da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), das polícias Federal, Militar, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) revistam os pavilhões na Unidade de Recolhimento Provisório (URP).

O representante da Senappen na ação, Cyro Maisonnete, destacou que a operação é feita em todos os estados em conjunto com as polícias para a retirada de objetos e materiais que ligam os presos a organizações criminosas.

“Para justamente tentar evitar os crimes internos e fora do sistema prisional. A operação está sendo um sucesso, estamos na 6ª fase e cada vez apreendido mais celulares e drogas”, resumiu.

revista cadeia 002Cordas feitas com pedaços de tecidos foram apreendidas na operação — Fotos: Arquivo/Isabelle Nascimento