..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Operação investiga desvio de mais de 700 mil litros de combustível em cidade do interior do Acre

Operação investiga desvio de mais de 700 mil litros de combustível em cidade do interior do Acre

Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens em Rodrigues Alves

Mais de 700 mil litros de combustível teriam sido desviados da Prefeitura de Rodrigues Alves, interior do Acre, entre 2018 e 2022. A informação consta em uma investigação da Polícia Federal, que apura os crimes de fraude no fornecimento de combustíveis e lavagem de dinheiro no município.

Nesta terça-feira, a PF-AC deflagrou a Operação AgroFuel e cumpriu dois mandados judiciais de sequestro de bens e seis de busca e apreensão.

Segundo a polícia, a empresa investigada tinha contrato com o município e ‘emitiu notas fiscais indicando quantidades de combustíveis muito superiores ao efetivamente fornecido no período’.

Na divulgação desta terça, a PF-AC afirma que, durante o período avaliado, o ‘superfaturamento em desfavor do ente público chegaria a mais de 715 mil litros de combustíveis’.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes policiais apreenderam um veículo, mais de 1,7 mil cabeças de gado e R$ 580 mil em ativos financeiros.

“Os materiais apreendidos serão analisados pela equipe policial para a devida apuração dos fatos e de eventuais outros partícipes. Os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa, com penas somadas chegando até 17 anos de prisão”, diz a polícia.

O g1 entrou em contato com a atual gestão da prefeitura e também com o ex-prefeito Jailson Amorim, que comandava o município no período em que os crimes foram praticado, e aguarda retorno.