..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Operação da PF-AC investiga fraudes e cumpre mandado em cartório no Amazonas

Operação da PF-AC investiga fraudes e cumpre mandado em cartório no Amazonas

Operação Tabellarius é um desdobramento de ação da Polícia Federal ‘Brazilian Cricket’, que aconteceu no dia 5 de junho deste ano. Nesta terça-feira (16), foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Pauini, no Amazonas, expedido pela Justiça Federal

A Polícia Federal do Acre (PF-AC) desencadeou, nesta terça-feira (16), a Operação Tabellarius e cumpriu mandado de busca e apreensão em um cartório de Pauini (AM). A ação tem como objetivo reprimir a grilagem de terras na região sul do Amazonas e é um desdobramento da Operação “Brazilian Cricket”, que aconteceu no dia 5 de junho deste ano.

A investigação tem como propósito desarticular organização criminosa formada por empresários, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outros operadores responsáveis por fraudes em cartórios e em sistemas informatizados da União, além de estelionato e lavagem de dinheiro.

Os elementos colhidos nesta operação apontaram para a existência de matrículas possivelmente fraudulentas, registradas no cartório de Pauini, interior do Amazonas, utilizadas por grileiros na região. Um mandado, expedido pela 7ª Vara Federal do Amazonas, foi cumprido.

O material apreendido na diligência será submetido a análise pela equipe de investigação e a perícia criminal da PF, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.

investigacao 002

Brazilian Cricket

No Dia Mundial do Meio Ambiente, houve a Operação Brazilian Cricket, (em tradução, ‘Grilo Brasileiro’), contra uma organização criminosa atuante no sul do Amazonas, formada por uma família de grileiros, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outros operadores, responsáveis pela prática de fraudes em cartórios e em sistemas informatizados da União, além de estelionato e lavagem de dinheiro.

Foram mobilizados na operação mais de 40 policiais federais nos estados da Bahia, Amazonas, Tocantins e Acre, que cumpriram três mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão, dois deles na Superintendência do Incra, em Manaus.

A investigação é um desdobramento da Operação Xingu que, em agosto de 2023, prendeu um grupo de desmatadores, incluindo um dos condenados pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang.