Entre os mandados cumpridos estão cinco de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. Operação Partum III foi deflagrada pela força tarefa de Segurança Pública
A Força-Tarefa de Segurança Pública do Acre deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Partum III, com o objetivo de combater facções criminosas em atuação no estado.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco, sendo cinco de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, todos na capital. A ação foi feita pelas polícias Federal, Civil, Rodoviária Federal, Militar e Penal.
O trabalho começou a partir da deflagração das operações Partum I e Partum II, também deflagradas pela FICCO, e identificou diversos integrantes de facção criminosa, de âmbito nacional, com atuação no Acre e outros estados. Segundo a polícia, o grupo é responsável por extorsões, tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos.
Os investigados devem responder pelos crimes de integrar organização criminosa, além outros crimes, como o de tráfico de drogas e posse irregular de armas.
A operação foi chamada de “Partum” - que no latim significa criativo - em alusão à criação de diversos e inusitados apelidos atribuídos a alguns dos integrantes da facção presos na ação policial, com o objetivo de tentar atrapalhar as investigações. A polícia informou que alguns dos alvos eram chamados de: Ceifador da Morte, Filho da Rebeldia, Magrão do Trem Louco e Cavalo Forte.