No país, redução média foi de 6% entre os períodos avaliados. Em 2021, Acre registrou 61 assassinatos e o número caiu para 43 em 2022
O Acre registrou queda de quase 30% no número de assassinatos no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Mas, desta vez, a redução no estado foi menor do que a média nacional.
Foram 43 assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 61 mortes.
Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:
- homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)
- latrocínios (roubos seguidos de morte)
- lesões corporais seguidas de morte
No Brasil, foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda conforme o levantamento, o estado com maior aumento nos assassinatos entre os períodos estudados foi Rondônia (RO). O número de crimes violentos no estado subiu de 85, nos primeiros três meses de 2021, para 126 esse ano. Com isso, o aumento chegou a mais de 48%.