..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Mortes por descarga elétrica chegam a seis em menos de uma semana no Acre

Mortes por descarga elétrica chegam a seis em menos de uma semana no Acre

Uma mulher e dois irmãos morreram nesta quarta (20) e quinta (21), vítimas de acidente com eletricidade no Acre

Com mais três pessoas mortas, entre quarta (20) e quinta-feira (21), chegou a seis o número de vítimas fatais de descargas elétricas no Acre em menos de uma semana. (Confira abaixo os casos)

O caso mais recente ocorreu na quinta, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Emiliete dos Santos Nogueira, 26 anos, lavava roupa em frente a de casa quando tocou em um fio desencapado que fazia a ligação elétrica da residência e ficou presa ao cabo energizado.

O caso ocorreu na Rua Rio Grande do Sul, bairro 25 de agosto, próximo a sede do Corpo de Bombeiros do município, que foi acionada por outro morador da região.

Segundo os bombeiros, no momento do choque elétrico a vítima estava sozinha. Posteriormente um vizinho chegou na casa e com um pedaço de madeira conseguiu afastar a vítima. Quando a guarnição chegou ao local o fio já estava afastado de Emiliete e eles desligaram a energia da casa.

Os bombeiros fizeram procedimentos de reanimação na vítima e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado.

“Os médicos e enfermeiros deram continuidade ao protocolo de reanimação por cerca de 30 minutos, usando desfibrilador e massagem cardíaca porém, sem sucesso, sendo atestado o óbito pela médica do Samu”.

Irmãos morreram juntos

Já na última quarta-feira (21), os irmãos Jekson e João Marcos Aragão de Souza, de 27 e 26 anos respectivamente, morreram em um açude na propriedade rural da família.

Conforme os bombeiros, Jekson havia entrado na água para consertar um mergulhão quando sofreu o choque. Ao tentar ajudá-lo, o irmão dele também foi atingido pela descarga elétrica. Os dois morreram no local.

O acidente ocorreu por volta de 16h30, porém, os bombeiros e policiais civis só conseguiram chegar ao local horas depois, às 23h, pois tiveram que percorrer 100 km na Rodovia Transacreana e mais 40 km em uma estrada de terra conhecida como Ramal Nova Olinda.

Os corpos só chegaram ao Instituto Médico Legal na madrugada desta sexta-feira (22).

Outras vítimas

Na tarde de sábado (16), o técnico em segurança eletrônica e acadêmico de educação física, Diego de Lima e Lima, de 33 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma fazenda no km 23 da BR-364, no Bujari, no interior do Acre.

De acordo com o Centro de Operações Policiais Militares (Copom), ele levantou uma escada para instalar uma câmera de segurança quando encostou em um fio de alta tensão. O impacto do choque fez com que ele caísse no chão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e os socorristas tentaram reanimar a vítima, que estava em parada cardiorrespiratória. Uma unidade de suporte avançado foi deslocada até o local, mas Diego não resistiu e morreu no local.

Na noite de domingo (17), Júlio Adriano de Souza Batista, de 36 ano, morreu eletrocutado em uma área de invasão do Bairro São Francisco, na parte alta de Rio Branco. Moradores da região acionaram a Polícia Militar após ouvirem um barulho estranho vindo do poste de energia elétrica.

Segundo a PM-AC, a vítima morreu agarrada a fios de alta tensão de uma ligação clandestina da região. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Energisa foram ao local para atender a ocorrência.

Na última terça-feira (19), um homem, identificado como Alexandre Nascimento Barros, de 32 anos, manuseava uma bomba de água dentro de um açude quando foi atingido por uma descarga elétrica fatal. O acidente ocorreu no km 14 da Estrada do Mutum, em Rio Branco.

Equipes do Instituto Médico Legal (IML), do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e bombeiros foram para o local para atender a ocorrência. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom), os fios elétricos ficaram presos ao corpo da vítima.