..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Menores fazem transmissão ao vivo de dentro de instituto socioeducativo no AC com celular de instrutor

Menores fazem transmissão ao vivo de dentro de instituto socioeducativo no AC com celular de instrutor

Vídeo mostra internos durante curso de barbearia no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE). Diretor afirma que caso será apurado e os menores serão ouvidos

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra internos do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC), em uma transmissão ao vivo com o celular do instrutor que ministrava um curso de barbearia, de dentro da unidade de internação, em Rio Branco.

Nas imagens, eles aparecem na barbearia da instituição. Os menores acenaram para a câmera e interagiram com outras pessoas que acompanhavam a transmissão. A gravação foi feita na terça-feira (8). (Veja vídeo abaixo)

Os cursos de barbearia são oferecidos pelo ISE aos menores em cumprimento de medida socioeducativa quando são desinternados, e preparam eles para o mercado de trabalho. Ao deixar a unidade cada um dos jovens recebe um kit de barbeiro.

Em nota divulgada na última quarta (10), o ISE-AC confirmou o caso e informou que abriu um procedimento de apuração. (Confira nota da íntegra abaixo)

Em entrevista ao g1, o diretor-presidente do ISE, Coronel Mário Cesar, explicou que como a barbearia da Unidade Aquiry estava ocupada, os adolescentes foram levados para a barbearia da Unidade Acre, ao lado, onde as atividades aconteceram.

O coronel relatou ainda que o instrutor do curso era cedido e que não se sabe como ele entrou com o celular, já que é proibido.

“O instrutor entrou [com o aparelho], e eu não sei como, porque é proibido mas ele conseguiu entrar com o celular. Por lá, os adolescentes acessaram e fizeram a transmissão. Quando soubemos, abrimos pela nossa corregedoria um procedimento para ouvir todos os adolescentes, o instituto e os agentes”, disse.

Caso será apurado

O coronel afirmou ainda que o instrutor, um jovem de cerca de 21 anos, não fez por maldade e que ele já tinha conduzido o curso outras vezes. Após o ocorrido ele será substituído e o curso continuará normalmente.

“Eu acredito que não foi por maldade, mas por imaturidade. Mesmo assim, é lamentável o ocorrido, porque expõe a imagem dos adolescentes e traz uma questão de segurança. Fizemos o pedido de substituição do instrutor ao órgão responsável, mas o curso vai continuar, porque é importante para eles”, destacou.

Segundo Freitas, a corregedoria analisa na instituição depoimentos e falhas de protocolo. Após a conclusão do processo, o procedimento será encaminhado ao Ministério Público (MP-AC).

“Possivelmente, haverá sanções. O Ministério Público vai analisar os encaminhamentos que entender necessários. Os adolescentes também passarão por procedimento disciplinar, porque sabem que é proibido e errado”, completou.

Nota da Íntegra do Instituto Socioeducativo do Acre

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE/AC) informa que tomou conhecimento da veiculação de um vídeo, divulgado por meio de uma transmissão ao vivo em rede social, no qual aparecem adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa durante atividade realizada na Unidade de Internação Acre.

A prática de gravação e divulgação de imagens dos reeducandos, sem a devida autorização legal, é expressamente proibida e fere os protocolos de segurança e proteção da identidade dos socioeducandos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nas normas internas do Instituto.

Segundo levantamento preliminar, o conteúdo da live teria sido produzido pelo próprio instrutor do curso de barbearia ministrado na unidade. Diante da gravidade da situação, foi instaurada imediatamente uma sindicância para apurar os fatos, identificar os responsáveis e adotar todas as medidas administrativas e legais cabíveis.

O ISE/AC reforça seu compromisso com a legalidade, a ética institucional e a preservação dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, reiterando que qualquer conduta que viole tais princípios será rigorosamente apurada e responsabilizada.

Coronel Mário Cesar Souza de Freitas - Presidente do Instituto Socioeducativo do Acre - ISE/AC