Recém-nascido estava sendo levado para hospital no carro da família, quando mãe avistou equipe do Samu na ação do Detran, parou e pediu socorro. Bebê teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado e levado em estado grave para o PS
Um bebê de 13 dias foi socorrido por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência nesta terça-feira (10) durante uma ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alusão ao Maio Amarelo na rotatória da Estrada Dias Martins, em Rio Branco.
O recém-nascido estava sendo levado para o Hospital Santa Juliana no carro da família, quando mãe avistou uma equipe do Samu que participava da ação do Detran, parou e pediu socorro. A mulher relatou que a criança estava passando mal há cerca de quatro dias e nesta terça amanheceu com sangue na boca.
Uma equipe da Rede Amazônica estava no local registrando a ação do Detran que simulava uma acidente de trânsito, quando a mulher chegou com a filha, parou o carro no meio da rua e desceu com a bebê nos braços em busca de atendimento.
Segundo o coordenador do Samu, Pedro Pascoal, a menina teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimada e levada em estado grave para o Pronto Socorro da capital.
“Foi um susto para gente, mas como sempre o Samu está de prontidão. É uma criança de 13 dias que estava com quadro de resfriado, ela não estava se alimentando da forma correta, teve uma parada cardiorrespiratória por hipoglicemia e de pronto a equipe que estava aqui fez o atendimento. Não tínhamos material, porque viemos preparados para o evento, mas temos ambulâncias em pontos estratégicos, que rapidamente deram apoio. Então a 01 chegou em um segundo momento para terminar de conduzir, nós estabilizamos a paciente dentro da viatura. Ela segue em estado grave, mas com chance de vida e estável, graças a Deus”, informou Pascoal.
Ação do Detran
Para conscientizar a população sobre o alto índice de acidentes no trânsito no Acre, uma colisão com vítimas foi simulada nesta terça-feira (10) na rotatória da Estrada Dias Martins com Avenida Ceará, em Rio Branco. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo para chamar a atenção para um trânsito mais seguro.
A intenção, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), é mostrar o quão devastador um acidente de trânsito pode ser na vida das pessoas envolvidas. Além de bonecos, a cena teve a presença de atendentes do Samu e agentes de trânsito, que fecharam parte da via para tornar o cenário o mais real possível.
O acidente simulado contava com dois carros que aparentavam ter capotado e uma motocicleta que estavam em cima da rotatória. A cena representava um acidente envolvendo motociclista atingido por veículo conduzido por pessoa sem habilitação. A ação chamou atenção dos motoristas que passavam pela avenida, que é uma das mais movimentadas da capital acreana.