..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Homem que matou o próprio irmão com foice durante briga por terras pega mais de 15 anos de prisão no AC

Homem que matou o próprio irmão com foice durante briga por terras pega mais de 15 anos de prisão no AC

Julgamento do acusado ocorreu na última sexta-feira (25), em Brasiléia. Mariano da Silva Amaral, de 27 anos, também deve pagar indenização de R$ 20 mil à família. Crime aconteceu em 12 de junho deste ano, quando ele matou o próprio irmão com foice

A Justiça do Acre condenou Mariano da Silva Amaral, de 27 anos, a mais de 15 anos de prisão por ter matado o próprio irmão, Rosenildo da Silva Amaral, durante uma briga por terras em uma propriedade rural em Brasiléia, no interior do Acre, em junho deste ano.

A decisão, proferida pelo juiz Clovis de Souza Lodi, destaca que Mariano foi condenado por homicídio qualificado, com motivo fútil e deve cumprir a pena de 15 anos e 2 meses em regime inicial fechado no Complexo Penitenciário de Rio Branco.

Além disto, o Tribunal do Júri decidiu ainda que o acusado deve pagar R$ 20 mil de indenização em favor dos familiares da vítima. O julgamento ocorreu na última sexta-feira (25), na Vara Criminal da Comarca de Brasiléia.

“Deixo de substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, tendo em vista ter sido praticado com violência contra a vítima”, diz a decisão.

A denúncia do Ministério Público (MP-AC) foi recebida pela Justiça em julho deste ano, e a sentença de pronúncia ao júri popular foi feita em 19 de setembro.

O caso

O crime ocorreu no dia 12 de junho. Rosenildo, de 26 anos, levou um golpe de foice que quase o decapitou. O crime aconteceu em uma propriedade localizada no Ramal da Pinda, próximo da BR-317, no km 59 da Estrada do Pacífico, no município de Brasiléia. No dia seguinte, o acusado foi capturado na cidade e encaminhado para o judiciário para a audiência de custódia.

De acordo com a Polícia Civil do Acre, os irmãos estavam trabalhando em um campo quando o crime aconteceu. Segundo familiares, houve uma divisão de terras para os dois em partes iguais, porém o irmão mais velho não aceitou e queria mais espaço de terra.

Os dois estariam limpando e roçando uma área, quando houve uma discussão entre o suspeito e a vítima. Após a discussão, a vítima pediu para o irmão ir embora e se virou para continuar o trabalho.

Neste momento, Mariano desferiu um golpe que atingiu o pescoço do irmão, que por pouco não decepou a cabeça de Rosenildo. O suspeito fugiu do local de moto.

Agentes da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) tiveram dificuldades para chegar no local, por se tratar de uma localidade afastada e de difícil acesso, já que o local do crime ocorreu a cerca de 30km dentro da mata.

A prefeitura do município informou ainda que a vítima já chegou a registrar, anteriormente, um boletim de ocorrência contra o irmão, por já ter tentado matá-lo.