Crime ocorreu no dia 17 de agosto quando Maria Ivanilde da Silva foi atingida por golpes de facas desferidos pelo marido
Nove dias depois de matar a companheira a facadas, o autônomo Antônio Uilamo Bezerra, foi levado ao Complexo Penitenciário de Rio Branco, nessa quinta-feira (26), após receber alta do Pronto-socorro, onde estava internado desde o dia do crime, no dia 17 agosto.
Bezerra esfaqueou Maria Ivanilde da Silva, de 44 anos, motivado por ciúmes das roupas usadas pela vítima, segundo informações iniciais das investigações. Ela ainda foi socorrida e levada em estado grave para o PS, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O crime ocorreu na Rua Santa Maria, no bairro João Eduardo II.
Após o crime, de acordo com a Polícia Militar, Bezerra desferiu vários golpes de faca nele mesmo e também ficou ferido e precisou de atendimento médico. Ele chegou a ficar na UTI depois de passar por cirurgia.
Ele foi preso na segunda-feira (23), quando ainda estava no hospital, segundo informou o delegado Ricardo Casas, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelas investigações.
“Ele está preso desde segunda. Ele cometeu o crime, instauramos o inquérito, representamos pela prisão dele, com base nas informações, depois de ouvir as testemunhas e a prisão foi decretada e cumprida na segunda-feira”, disse.
O delegado disse que agora resta apenas relatar o inquérito e encaminhar ao poder judiciário. “A gente entregou para o Iapen no mesmo dia.”
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) confirmou a condução do preso ao presídio nesta quinta. Agora, o autônomo fica à disposição da justiça. Ele deve ser indiciado por feminicídio.
Discussão
Ainda conforme o delegado, as informações iniciais é que a motivação do crime tenha sido por ciúmes das roupas usadas pela vítima.
“A motivação foi uma discussão que iniciou entre o casal e evoluiu para uma briga. Na agressão física dele contra ela culminou nesse esfaqueamento e depois de esfaquear a vítima, ele tentou contra a própria vida dele, só que não foi bem sucedido”, disse o delegado.
Maria Ivanilde morreu na noite de terça-feira (17) no PS após ser atingida por golpes de faca pelo próprio marido, no início da noite. Ela foi socorrida e levada em estado grave ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos no abdômen e morreu ainda na terça. O crime ocorreu na Rua Santa Maria, no bairro João Eduardo II.
Após o crime, de acordo com a Polícia Militar, Bezerra desferiu vários golpes de faca nele mesmo e também ficou ferido e precisou de atendimento médico. Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas ao local. A Polícia Civil também foi atender a ocorrência.
De acordo com um parente da família, que preferiu não se identificar, a filha de Ivanilde, de 19 anos, estava dentro da casa no momento do crime. A filha falou à polícia que o casal começou a discutir e Bezerra partiu para cima da mãe dela.
Vizinhos, ao ouvir os gritos da vítima, chamaram a polícia e o Samu. Ainda de acordo com os vizinhos, o casal parecia ser calmo e eles nunca tinham ouvido uma discussão na casa. A arma do crime foi achada na calçada ao lado da casa.